Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Papa apoia uso de IA, mas pede ética e responsabilidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Março de 2023 às 12h10

Link copiado!

Papa apoia uso de IA, mas pede ética e responsabilidade
Papa apoia uso de IA, mas pede ética e responsabilidade

Após viralizar "vestindo" uma jaqueta puffer gigante no fim de semana, o Papa Francisco reforçou que ferramentas com inteligência artificial devem ser usadas com compromisso ético e responsabilidade. Durante a audiência anual Minerva Dialogues, que reuniu cientistas, engenheiros, líderes empresariais e representantes da Igreja Católica e outras figuras nesta segunda-feira (27), o pontífice ressaltou que a tecnologia pode contribuir com o futuro da humanidade de forma positiva.

"Estou convencido de que o desenvolvimento da inteligência artificial e da aprendizagem de máquina tem o potencial de contribuir de forma positiva para o futuro da humanidade — não podemos descartá-lo", afirmou o Papa no discurso. "Ao mesmo tempo, tenho certeza de que esse potencial só será concretizado se houver um compromisso constante e consistente por parte dos desenvolvedores dessas tecnologias em agir com ética e responsabilidade", complementou.

O pontífice afirmou ser "reconfortante" perceber que os desenvolvedores das tecnologias de inteligência artificial ainda colocam o ser humano como ponto central das novas ferramentas e é "fundamentada na ética e direcionada para o bem".

Continua após a publicidade

"Batina by Balenciaga"

Pelo discurso do Papa Francisco, não dá para afirmar que ele se referia à sua foto gerada por IA que viralizou nas redes sociais. É possível que a menção sobre inteligência artificial tenha sido apenas uma coincidência, e não a comprovação de que o pontífice ficou incomodado ou ofendido pela criação.

As fotos em questão ganharam as redes sociais nos últimos dias, sendo obras inteiramente produzidas pela inteligência artificial do app Midjourney. Nos cliques, o pontífice aparece vestindo um conjunto streetwear muito estiloso e o realismo das capturas fez muita gente acreditar que era real.

Tecnologia implica em responsabilidade

Os avanços rápidos da tecnologia e suas implicações na desigualdade social também foram pontuadas pelo Papa. "Será que nossas instituições são capazes de responsabilizar as empresas de tecnologia pelo impacto social e cultural de seus produtos? Existe o risco de que o aumento da desigualdade possa minar nosso senso de solidariedade humana e social?", refletiu o pontífice.

Ainda no discurso, o Papa mencionou que "o valor fundamental de uma pessoa não pode ser medido apenas por dados" e que todas as decisões, sejam elas sociais ou econômicas, devem considerar as vidas humanas que podem ser afetadas e não delegar essas tarefas exclusivamente aos algoritmos.

"Não podemos permitir que os algoritmos limitem ou condicionem o respeito pela dignidade humana", pontuou o líder da Igreja Católica.

Continua após a publicidade

Mensagem do Papa vai ao espaço

Também na segunda-feira (27), foi anunciado que o Vaticano enviará uma mensagem do Papa Francisco ao espaço. O texto em questão foi feito em discurso pelo pontífice nos primeiros dias da pandemia da covid-19, em março de 2020.

Fonte: Vatican News