Evite a COVID-19 usando o pagamento por aproximação com cartão ou celular

Por Matheus Bigogno Costa | 25 de Março de 2020 às 20h00
Reprodução

No início do mês de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) liberou uma recomendação para que as pessoas reduzissem a utilização de dinheiro físico e passassem a utilizar pagamentos por aproximação (NFC). A recomendação foi baseada no fato de que cédulas e moedas circulam livremente pelas mãos de diversas pessoas, que podem, ou não, terem tido contato com o novo coronavírus.

A substituição da forma de pagamento pode ser mais uma forma de evitar o aumento da transmissão do vírus em diversos países. Confira neste artigo quais as opções de pagamento por aproximação estão disponíveis e como você pode utilizá-las para reduzir o uso de dinheiro físico.

Plataformas de pagamento por aproximação

Google Pay

O Google Pay é uma plataforma de pagamentos que foi desenvolvida pelo Google e funciona como uma carteira digital. Apesar de o serviço também estar presente em celulares com o iOS para pagamentos na internet, o pagamento físico, em lojas ou máquinas de cartões, funciona só em celulares Android.

O aplicativo pode ser baixado na Play Store e permite que os celulares efetuem pagamentos por aproximação nos estabelecimentos que aceitam o recurso. Para efetuar o pagamento, não é preciso abrir o aplicativo, basta apenas aproximar o celular destravado de uma máquina de cobrança.

Pagamento presencial pelo Google Pay / Captura de tela: Canaltech

Samsung Pay

O Samsung Pay é a plataforma de pagamento digital que foi desenvolvida pela Samsung, e pode ser baixada diretamente da Play Store. A disponibilidade, contudo, é restrita aos celulares da marca. O sistema permite que pagamentos sejam efetuados com uma autenticação de digital, reconhecimento de íris ou até mesmo uma senha. Após a confirmação, o usuário pode aproximar o dispositivo da máquina de cobrança e confirmar o pagamento.

Os usuários do Samsung Pay ainda têm acesso ao Samsung Rewards, o programa de fidelidade que acumula pontos por utilizar o serviço. Os pontos acumulados ainda podem ser resgatados no catálogo de prêmios que pode ser acessado dentro da plataforma.

Apple Pay

Já o Apple Pay, plataforma de pagamento digital desenvolvida pela Apple,está disponível apenas para os dispositivos com iOS. Ela pode ser acessada através do aplicativo Wallet, que armazena cartões de débito, crédito, tickets de ingressos, shows e até mesmo cartão presente.

O sistema permite que pagamentos sejam efetuados aproximando smartphones ou smartwatches de uma máquina de cobrança. Em seguida, é preciso realizar uma autenticação de digital ou reconhecimento facial para confirmar o pagamento.

Apple Pay funcionando no iPhone  / Captura de tela: Canaltech

Aplicativos de pagamento por aproximação

PicPay

O PicPay é um aplicativo de pagamentos online que foi desenvolvido no Brasil e lançado em 2012. O app funciona como uma carteira digital que permite que você coloque dinheiro nela e realize pagamentos de forma rápida e segura.

O aplicativo está disponível na Play Store e na App Store e permite que o pagamento seja realizado através de um QR code gerado pela máquina de cobrança. É importante lembrar que, para realizar pagamentos ou transferências, é preciso colocar dinheiro na carteira do aplicativo.

Mercado Pago

O aplicativo do Mercado Pago funciona como uma carteira digital que permite que você coloque dinheiro ou cadastre seus cartões de crédito e débito para efetuar pagamentos de forma rápida e segura. A plataforma pode ser baixada na Play Store e na App Store.

Para efetuar pagamentos com o aplicativo, basta fazer o escaneamento do QR Code disponível no estabelecimento e digitar qual o valor a ser pago. Feito isto, você pode selecionar a forma de pagamento, utilizando o dinheiro de saldo ou usando o cartão que você cadastrou no aplicativo.

Mercado Pago permite pagamento por QR Code / Captura de tela: Canaltech

PagBank - PagSeguro

O PagBank é uma plataforma para pagamentos que foi cariada pelo grupo UOL e, além de permitir transações com cartões de crédito e débito online e fisicamente, permite que o usuário possua um saldo em conta e possa movimentá-lo. O aplicativo pode ser baixado na Play Store e na App Store.

Para efetuar pagamentos de forma rápida e segura com a plataforma, você deve selecionar a opção “Aponte e Pag” no aplicativo PagBank e efetuar o escaneamento do QR Code. Feito isso, digite o valor que será pago e espere a transação ser concluída. Utilizando esta função, há a possibilidade de receber alguma porcentagem de cashback na sua compra.

Cartões de crédito e débito contactless

Para cartões de crédito ou débito com a função de pagamento contactless, é muito importante lembrar que há a restrição de três compras por dia. Além disto, para compras acima de R$ 50,00, as máquinas irão exigir que você digite a sua senha para validar a compra.

É muito importante também ficar atento a fatura para controlar os gastos e verificar se houve cobrança duas vezes ou não, pois erros podem acontecer. Porém, o pagamento por aproximação é seguro e ainda pode ajudar na redução de utilização de dinheiro físico.

O Nubank, por exemplo, oferece a opção de contactless para os cartões oferecidos pelo banco virtual. É importante lembrar que a função já vem habilitada e, caso você queira desabilitá-la, basta ir no aplicativo e escolher a opção “Configurar cartão”. Nesta aba, desabilite a função “Compras por aproximação”.

Outros bancos, como o C6 Bank e o Banco Inter (para novos correntistas) também oferecem cartões com a tecnologia NFC para pagamento. O método de ativação da função e seu uso é semelhante ao Nubank.

Agora você pode utilizar algumas destas opções para realizar pagamentos por aproximação com aplicativos NFC, QR Code ou até mesmo com cartões contactless, evitando, assim, a utilização de cédulas e moedas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.