Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chefão do Windows, Panos Panay está de saída da Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Setembro de 2023 às 15h36

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O executivo responsável pelo desenvolvimento do Windows e da linha de dispositivos Surface está deixando a Microsoft após quase duas décadas de trabalho. A saída de Panos Panay como líder de produto foi anunciada nesta segunda-feira (18), inicialmente em um e-mail aos funcionários da companhia e depois de forma pública, após a notícia ser captada pela imprensa internacional.

O comunicado feito internamente pela empresa aponta que seu comprometimento e investimentos nos produtos e desenvolvimento do sistema operacional permanecem inalterados. Entretanto, o papel que até agora era de Panay será dividido entre diferentes executivos sob a batuta do vice-presidente de experiência e dispositivos da Microsoft Rajesh Jha.

Ao que tudo indica, Panay deixa a Microsoft para assumir um cargo como vice-presidente de Serviços & Dispositivos da Amazon no lugar de Dave Limp, que se aposenta no fim de 2023.

Continua após a publicidade

Quase 20 anos de Microsoft

Em pronunciamento divulgado à imprensa internacional, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, agradeceu a Panay pelos anos dedicados à empresa. Ele citou o impacto positivo que a liderança do executivo teve sobre os produtos recentes da companhia, principalmente o Windows 11, sistema operacional que teve influência direta dele desde que assumiu a diretoria da plataforma, em 2018.

Antes disso, ele havia passado por outros segmentos da companhia, atuando como gerente de projetos e programas internos até assumir a linha Surface e trabalhar diretamente com outros lançamentos de produtos da Microsoft. Sua subida à vice-presidência aconteceu após uma reestruturação promovida por Nadella, também considerada o principal movimento a alavancar os sucessos recentes da companhia.

Em publicação no X, Panay citou como “incríveis” os anos passados da Microsoft, com sua saída sendo uma virada de página e o início de um novo capítulo. Na postagem, ele também agradeceu à Microsoft e às pessoas com quem trabalhou durante os quase 20 anos na companhia de Redmond.

Windows e Surface sob nova direção

Enquanto o comunicado de Jha indica o atual diretor de marketing para consumidores da Microsoft, Yusuf Mehdi, como o principal homem a preencher o vazio deixado por Panay, as mudanças internas são maiores. Mehdi, por exemplo, será o responsável pelas relações com fornecedores e parceiros de varejo tanto para Windows quanto Surface, mas não será o único a lidar com as plataformas.

Continua após a publicidade

A divisão de sistemas, dispositivos e componentes para Windows, nuvem e inteligência artificial, por exemplo, ficará nas mãos do atual diretor geral de IA e inovação da empresa Pavan Davuluri. Enquanto isso, será criado um novo setor focado no sistema operacional e experiências web, que fica sob o comando do diretor de publicidade e serviços web Mikhail Parakhin.

Segundo a Microsoft, apesar de todas as mudanças, cronogramas e demais planos para o Windows e a linha Surface não foram modificados. Reuniões internas serão realizadas para tirar dúvidas das equipes e realinhar estratégias, enquanto a empresa pede que os trabalhadores mantenham o foco, principalmente diante do evento marcado para a próxima quinta (21), onde novidades de dispositivos devem ser anunciadas.

Além do foco nos aparelhos da linha Surface e no Windows 11, a inteligência artificial também deve ser tema, já que se tornou um dos pontos centrais do desenvolvimento de soluções da Microsoft ao longo do último ano. O evento está marcado para às 14h, no horário de Brasília, e terá cobertura completa pelo Canaltech.

Fonte: The Verge