Canon é processada por bloquear funções de impressoras sem tinta

Canon é processada por bloquear funções de impressoras sem tinta

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 18 de Outubro de 2021 às 14h20
Divulgação/Canon

A Canon dos EUA, empresa fabricante de câmeras fotográficas e impressoras, entre vários outros, está sendo processada por um comprador de seus produtos. O motivo? As impressoras multifunções da empresa não permitem o uso da função de scanner ou fax caso o dispositivo esteja sem tinta. 

O processo foi aberto por David Leacraft, que está acusando a Canon de marketing enganoso e enriquecimento por métodos injustos. Segundo Leacraft, ele se surpreendeu quando, usando a impressora PIXMA MG6320 fabricada pela marca, o dispositivo não permitia o escaneamento de documentos ou o envio de fax quando ela se encontrava sem tinta em seus cartuchos. O cliente afirma que não teria comprado o aparelho caso soubesse dessas limitações. 

A impressora Pixma MG2522 é vendida como um dispositivo multifunções, que é capaz de imprimir, copiar e escanear. Porém, nem o manual e nem a caixa do produto falam da necessidade de ter tinta no aparelho para o uso das funções de fax e escaneamento. 

É comum que, mesmo sem tinta, a maioria das impressoras continuem permitindo o uso de outras funções, como o envio de mensagens por fax e escaneamento de documentos, que são feitos a partir da digitalização do papel colocado no dispositivo.  

Canon força usuários a comprarem cartuchos de tinta

A resposta de um agente da Canon dos EUA sobre a limitação das impressoras. (Imagem: Reprodução/BleepingComputer)

Relatos sobre as impressoras da Canon bloquearem funções quando estão sem tinta podem ser encontrados desde 2016, pelo menos, e em vários modelos. Na maioria dos casos, quando a empresa foi contatada, o suporte informa da necessidade de tinta no dispositivo para as funções poderem ser usadas. 

O processo acusa a Canon de vender um produto desenvolvido para, de forma não ética, forçar clientes a continuarem comprando itens da marca para poderem sempre ter as funções à sua disposição, configurando propaganda enganosa e enriquecimento injusto por parte da empresa. 

Exemplo de reclamação da Canon do Brasil no Reclame Aqui. (Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto/Canaltech)

No Brasil, uma rápida pesquisa no site ReclameAqui na página da divisão brasileira da Canon retorna resultados de usuários reclamando da mesma questões com diversos modelos de impressoras.

Encontramos reclamações para os seguintes modelos de impressoras da Canon, seja no Brasil ou nos EUA:

  • PIXMA MG2522;
  • PIXMA MG2910;
  • PIXMA MG3022;
  • PIXMA MP190;
  • PIXMA MP198.

O Canaltech entrou em contato com a Canon do Brasil pedindo um posicionamento sobre a questão. Até a publicação desta matéria, porém, a empresa não havia retornado. 

Fonte: BleepingComputer, ReclameAqui

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