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Canadense Shopify acerta parceria com plataforma chinesa JD.com

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Janeiro de 2022 às 19h40

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Tech Crucnh
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Nesta terça-feira (18), a Shopify, com sede no Canadá, fechou uma parceria com a JD.com, principal concorrente do Alibaba na China. O acordo ajudará tanto os comerciantes norte-americanos como também os chineses a vender suas mercadorias no exterior.

A parceria marca mais um passo nos esforços de internacionalização da JD. O processo para as marcas estrangeiras venderem na China, que geralmente demora em torno de 12 meses, será encurtado para três a quatro semanas por meio de um “canal acelerado”, disse a big tech.

A plataforma chinesa ficará responsável pela tradução automática, conversão de preços, do dólar para o yuan, e a logística dos Estados Unidos para a China. Considerada a Amazon do país asiático, a JD conta um investimento pesado em logística que envolve uma vasta rede de entregadores e armazéns que a empresa reconhece como uma vantagem competitiva em relação ao rival Alibaba.

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A rede da cadeia de abastecimento de alcance global da JD fornecerá um serviço de atendimento de ponta a ponta dos EUA à China, implementando voos de carga da China para os EUA, armazéns nos EUA, mais de 1.300 armazéns e 200.000 funcionários de entrega na China. “A Shopify e a JD colaborarão para simplificar o acesso e a conformidade das marcas e comerciantes chineses que procuram alcançar os consumidores nos mercados ocidentais", disseram.

Quais são os planos dessa parceria entre Shopify e JD.com

A JD não pretende apenas ajudar marcas estrangeiras a comercializar na China. A empresa chinesa também implementou um serviço de abastecimento, permitindo que os comerciantes da Shopify ao redor do mundo tenham acesso à rede de fornecedores da plataforma chinesa através do programa JD Sourcing.

Pela plataforma os vendedores apresentam uma solicitação de produto e uma vez que o produto estiver disponível no estoque, o marketplace chinês envia a carga para um de seus armazéns no exterior e a mesma é encaminhada aos consumidores por meio do dropshipping, técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque.

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Ambas as empresas competirão diretamente com a Amazon no mercado de dropshipping dos Estados Unidos, considerando que a Amazon tem sido uma porta de entrada para diversos exportadores da China, porém a colaboração da JD com a Shopify poderia oferecer uma nova alternativa para os vendedores do país asiático.

Para a JD, que conta atualmente com 550 milhões de usuários ativos, trazer mais marcas e produtos estrangeiros para sua plataforma pode ajudá-la a se diferenciar de sua rival Alibaba e promover a sua expansão internacional, um foco chave para a empresa. Na semana passada, a gigante abriu suas primeiras lojas físicas de varejo na Europa.

Fonte: TechCrunch