Black Friday | Como é possível antecipar falhas nos sistemas de e-commerce?
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |
Estimativas para a Black Friday de 2022 são otimistas, com grande intenção de compra por parte do público. Dados de um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projetam que o evento deve movimentar R$ 6,05 bilhões no e-commerce, com cerca de 8,3 milhões de pedidos — um aumento de 3,5% em relação ao ano passado. Lojistas devem se preparar para enfrentar a alta demanda sem dificuldades.
- Black Friday no Canaltech: clique e não perca produtos e ofertas em destaque
- Black Friday | Eletrodomésticos e celulares são os itens com maior interesse
Com o aumento do interesse do público neste ano, uma pesquisa da Conversion aponta que o e-commerce deve crescer 8% na edição de 2022. Apesar de as previsões serem positivas, elas também significam que os comerciantes deverão ter mais preocupação em oferecer um serviço de qualidade, evitando situações, como: dificuldade de acesso aos sistemas, problemas com pagamento e envios de confirmação, páginas fora do ar, dentre outros contratempos.
Durante o evento em 2021, uma falha de processamento do site das Casas Bahia apresentou produtos com valores muito abaixo do mercado e a empresa precisou cancelar as compras dos consumidores. Consumidores denunciaram o marketplace, notificado pela Justiça. O cofundador da startup Run2biz, Emauri Gaspar, comenta sobre como a tecnologia pode reduzir obstáculos e panes durante eventos críticos, como a Black Friday.
O impacto da Inteligência Artificial no e-commerce
Para evitar perdas monetárias, dados vazados, clientes insatisfeitos e problemas com órgão de Defesa do Consumidor, Gaspar apresenta as soluções de Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps). Através de sua alta capacidade de consumir e tratar grandes volumes de dados de diferentes fontes em tempo real, as AIOps conseguem realizar predições, gerar alertas e prevenir futuros transtornos — graças ao minucioso mapeamento de ameaças e falhas.
"A qualquer comportamento sensível que sai do normal, o sistema gera um alerta para a equipe, baseado em inteligência artificial, reduzindo drasticamente a chance de erros ou equívocos em qualquer operação. Então, por mais que haja um problema, as empresas que se preocupam com o fator antecipação, conseguem resolvê-lo a tempo do efeito de bola de neve, que começa com um estado inicial de uma pequena ação e vai aumentando baseado nessa ação, tornando-se maior (mais e mais grave), até tornar-se potencialmente perigoso ou desastroso", explica o co-fundador da Run2biz.
Visando tornar o trabalho humano mais prático e inteligente, as tecnologias AIOps proporcionam uma visão analítica dos sistemas, seja de rede, aplicações ou armazenamento, tanto físico quanto em nuvem. “É o instrumento mais habilitado a prever apagões e sobrecargas, correlacionando informações e ofertando um maior poder de ação aos técnicos e líderes envolvidos no processo, fazendo com que eles se ocupem com as novas estratégias e gestão, ao invés de manterem-se sobrecarregados com tarefas repetitivas e tratamento de dados importantes a olho”, finaliza Emauri.