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Black Friday | Eletrodomésticos e celulares são os itens com maior interesse

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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Reprodução/Pexels
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Os eletrodomésticos e celulares lideram as intenções de compra nesta Black Friday. Segundo um levantamento da Nielsen com a Toluna, eletrodomésticos e celulares representam 59% e 57%, respectivamente, dos desejos de consumo dos brasileiros para o evento.

A Black Friday de 2022 ainda ganhou um incentivo a mais com a chegada do Mundial de Futebol, além das tradicionais comemorações de fim de ano. Uma pesquisa do Sebrae apontou o crescimento na busca por produtos como smart tvs, celulares e móveis para a sala — atribuindo as escolhas à influência da Copa.

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Destaques nas intenções de compra nesta Black Friday 2022

Apesar da alta da inflação, os dados são otimistas e apontam que 59% das pessoas que não compraram na Black Friday de 2021, pretendem comprar neste ano. Além disso, 78% dos brasileiros querem gastar mais durante o evento.

Vale destacar o setor de vestuário, que aparece em 3º lugar na pesquisa da Nielsen, com 56%. Em um levantamento feito com os clientes do Mercado Livre, porém, o segmento de moda (48%) fica em primeiro, seguido de tecnologia (44%) e eletrodomésticos (30%).

O setor de roupas e acessórios também lidera em um levantamento realizado em maio de 2022 pela Behup, com 20%, seguido por eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%). A venda de comidas e bebidas também foi relevante em uma pesquisa do Mercado Livre, com previsão de ser 37% maior que a procura por eletrônicos.

Para Claudio Dias, CEO da Magis5, os dados são coerentes, visto que as pessoas têm o hábito de se reunir para assistir aos jogos, consumindo bebidas e petiscos, seja pela TV ou smartphones.

Como aproveitar bem os descontos da Black Friday

Ao ser questionado sobre esperar ou não a data para ir às compras, Claudio Dias diz que não há uma resposta exata. “Tem o Black November que os marketplaces realizam já no começo de novembro e oferece aos consumidores mais possibilidades de comprar o que desejam antecipadamente. Artigos como camisas do Brasil podem ser comprados semanas ou dias antes do dia 25 com desconto, e já poderão ser usados no primeiro jogo da seleção”, comenta.

Para os empreendedores e comerciantes, Claudio alerta que é fundamental entender o comportamento do seu consumidor antes de pensar em ações antecipadas. “É preciso que cada empresa conheça o seu público/persona e se prepare para que o estoque não falte, a entrega seja rápida e o atendimento pontual”, ressalta.

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Segundo o CEO, no entanto, esperar até a sexta-feira pode trazer promoções pontuais. Uma das sugestões para aproveitar bem os descontos da Black Friday é acompanhar os preços dos itens que deseja comprar desde agora e monitorar as variações ao longo dos dias para entender se compensa comprar antes ou esperar.

Como evitar a 'Black Fraude'?

Dias aconselha pesquisar sobre a reputação das empresas antes de buscar os produtos para realizar compras. Escolher grandes marketplaces torna a compra mais segura, visto que eles são mais confiáveis. Caso o consumidor tenha algum problema, eles são responsáveis por ressarcir o valor.

“Avalie os mesmos produtos em sites distintos e desconfie daqueles que oferecem descontos discrepantes. Isso pode indicar golpes para atrair pessoas que querem preços baixos em produtos com ticket alto, por exemplo”, destaca o CEO.

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Fonte: Impacto+