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Black Friday | E-commerce deve crescer 8% na edição de 2022, diz pesquisa

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Outubro de 2022 às 20h40

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Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

A Black Friday é uma das principais datas para o calendário comercial. Dados de um levantamento da Conversion, plataforma de SEO, apontam que 96% dos brasileiros entrevistados pretendem fazer compras no evento deste ano. O número equivale a um crescimento de 8% na intenção de compras em comparação a 2021.

As cinco categorias que se destacaram com maior intenção de compra pelos entrevistados foram: smartphones (15%), eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%) e cosméticos (9%).

Para Diego Ivo, CEO da Conversion, apesar do recuo no mercado devido à alta da inflação, a expectativa é positiva em relação às vendas de final do ano. Ele ainda ressalta a influência da Copa do Mundo como incentivo ao comércio eletrônico, conforme demonstram os dados.

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Tendências de consumo na Black Friday de 2022

Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados pretende realizar as compras em sites (43%), enquanto 30% prefere comprar através de aplicativos e 27% realizará suas compras em estabelecimentos físicos.

Dentre as preferências de consumo, 17% dos entrevistados se dizem atraídos a comprar pelos preços atrativos e descontos. Outros consumidores dizem que aproveitam a data para fazer compras em lojas já conhecidas (12%) e 7% priorizam produtos aprovados e com selos de qualidade.

Ainda há uma grande preocupação com golpes durante as compras online. Cerca de 75% dos entrevistados disseram ter medo de fraudes na Black Friday de 2022.

Ticket médio e métodos de pagamento em destaque

Os dados apontam que o valor do ticket médio aumentou neste ano, em que a maioria dos entrevistados (32%) pretendem gastar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. Dentre os meios de pagamento, 32% dos entrevistados vão utilizar o cartão de crédito, enquanto o PIX ocupa o segundo lugar (18%), seguido pelo cartão de débito (16%), dinheiro em espécie (12%) e carteiras digitais, como PicPay e PayPal (11%).

Influência da Copa do Mundo nas intenções de compra

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Os jogos da Copa do Mundo começam apenas cinco dias antes da Black Friday, coincidência que impactou de forma positiva para o aumento da intenção de compras neste ano. Dentre os entrevistados, 91% disseram que vão assistir aos jogos — destes, 70% devem comprar algum artigo relacionado ao evento.

Alguns dos artigos mais procurados são: camisas (57%); material esportivo, como bolas e luvas (41%), eletrônicos, com destaque para televisores (28%), smartphones (27%) e chuteiras (23%).

Consumo consciente na Black Friday 2022

Para Diego Ivo, o consumo consciente já impacta a Black Friday. Cerca de 82% dos entrevistados dizem dar preferência a marcas que mostram responsabilidade socioambiental. “Para além do objetivo de aumentar as vendas, a Black Friday também pode ser uma oportunidade para as marcas gerarem percepção de valor para seus públicos, e a responsabilidade socioambiental será cada vez mais cobrada pelos consumidores, especialmente os mais jovens”, finaliza.