Publicidade

As linguagens de programação mais populares para desenvolvimento em nuvem

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Maio de 2022 às 18h20

Link copiado!

Markus Spiske/Unsplash
Markus Spiske/Unsplash

Aplicações em nuvem estão cada vez mais se popularizando, e com isso o mercado começa a procurar desenvolvedores que sejam capazes de criar soluções nesses ambientes de forma eficaz e, como em qualquer competência em criação de softwares, algumas linguagens de programação acabam se destacando em relação a outras.

Para o primeiro trimestre de 2022, o principal destaque de linguagens de programação para o desenvolvimentos de aplicações em nuvem ficou com o Java, segundo a pesquisa State of Developer Nation da Slashdata referente ao período — que também conta com informações com as tecnologias mais populares e os códigos mais adorados pelos programadores em geral.

Continua após a publicidade

No desenvolvimento para nuvem, em específico, a pesquisa conta também com às três linguagens menos populares para essa competência, com a liderança, nesse caso, ficando com o C e C++.

Confira as listagens a seguir:

Linguagens mais populares para desenvolvimento em nuvem:

  • Java
  • PHP
  • GO
Continua após a publicidade

Códigos menos populares para desenvolvimento em nuvem:

  • C/C++
  • Visual Development Tools
  • Swift

A popularidade da linguagem de programação Java para desenvolvimento em nuvem

Continua após a publicidade

A liderança do Java em desenvolvimento de nuvem é um resultado da versatilidade da linguagem de programação, que além dessa frente, também é utilizada em criação de soluções para Android, sites, e até mesmo em games.

Além disso, a estrutura do Java é convidativa, apresentando uma curva de aprendizado simples que atrai desenvolvedores. Ela também não conta com especificações para plataformas, permitindo que suas capacidades possam ser facilmente migradas entre diferentes sistemas — o que, para soluções em nuvem, muitas vezes criadas com vários sistemas em mente, acaba sendo um grande atrativo.

Para os interessados em melhor entender como o Java pode ser utilizado nessa frente, existem inúmeras documentações, como do Google Cloud, que explicam como utilizar a linguagem de programação em conjunto com as capacidades de nuvem — facilitando o acesso à informação e aprendizado dessa competência.

Fonte: Virtualization Review