Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 10 melhores linguagens de programação para crianças

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Janeiro de 2022 às 20h40

Link copiado!

Thomas Park/Unsplash
Thomas Park/Unsplash

Ao passo que matemática, ciências, geografia e história são disciplinas essenciais no desenvolvimento da próxima geração, integrando a grade escolar da maioria das escolas, o mundo atualmente tecnológico que vivemos está fazendo com que programação também se torne algo essencial na educação dos jovens.

Quanto mais cedo os jovens aprenderem nem que seja o básico de programação, mais eles podem tanto cooperar com itens de seu interesse, como quem sabe criar programas inspirados em desenhos que gostem muito, como eles também podem ter conhecimento se é aquilo que eles gostam de fazer, já começando a direcioná-las para um caminho profissional futuro.

Mas sabemos que o processo de desenvolvimento não é fácil, e, buscando aconselhar de forma simples, listaremos a seguir as 10 melhores linguagens de programação para crianças começarem a aprender a criar softwares. Confira a seguir:

Continua após a publicidade

Python

O Python é excelente como a primeira linguagem de programação por ser de fácil sintaxe e entedimento mas ao mesmo tempo já ter acesso a situações mais complexas.

Além disso, graças ao gerenciamento de memória automático do Python, as crianças não se frustrarão com possíveis desafios de programação que até hoje assombram desenvolvedores de outras línguas.

Continua após a publicidade

HTML

Além de simples, o HTML pode levar crianças que estejam aprendendo a língua a terem um senso de conquista enorme a cada novo passo descoberto, já que ela é utilizada em boa parte dos programas e da internet de hoje em dia.

Mostrar para o jovem que ele fez algo parecido com seu site favorito, por exemplo, é um incentivo que pode impactá-lo ao ponto de definir suas futuras ambições profissionais, por exemplo.

JavaScript

Continua após a publicidade

A linguagem mais popular do mundo também pode ser usada para ensinar os pequenos sobre desenvolvimento e design de softwares e sites.

Um dos fatores que tornam o JavaScript uma boa linguagem para esse ensino é o fato da boa interface de visualização entre o que está sendo programado e qual ação ele tem realmente no software, sendo um ótimo feedback para as crianças entenderem o que está acontecendo.

Java

Continua após a publicidade

Minecraft incentiva muito a criatividade das crianças, e imagine se elas soubessem o que construiu o jogo? A versão original do game foi feito em Java, que com sua sintaxe orientada a objeto pode criar projetos impressionantes.

Para os pequenos, aprender algo com o objetivo de fazer algo próximo de um dos maiores fenômenos de entretenimento pode ser um grande incentivo.

Swift

Com sintaxe miníma, mas com ferramentas avançadas, o Swift é uma das linguagens de programação mais fáceis de serem compreendidas, e para as crianças isso pode significar um grande mundo de descobertas e interesses.

Continua após a publicidade

A partir do Swift, a compreensão de programação pode ser introduzida, para no futuro os jovens se interessarem por outros caminhos.

C++

Indo na direção contrária da Swift, temos a C++. A partir dessa linguagem, a criança com certeza aprenderá todos os detalhes de programação, embora que tendo que gastar um pouco mais de tempo para entender suas complexidades, principalmente em termos de sintaxe.

Go

Continua após a publicidade

Velocidade e facilidade de compreensão são algumas das características da Golang, linguagem de programação do Google. Por conta disso, ela pode ser usada facilmente por crianças para aprenderem o básico, e se sentirem motivadas, graças a rapidez em mostrar resultados visuais depois da escrita do código.

Scratch

Usada exclusivamente para animar personagens, criar jogos e construir aplicativos, a Scratch pode funcionar para incentivar a criatividade das crianças, servindo como uma ótima introdução para o mundo da programação e desenvolvimento.

Continua após a publicidade

Blockly

Usando uma interface que deixa o código legível e fácil de ser alterado, a Blockly é uma das melhores opções para as crianças. Junte a isso sua facilidade de uso e ela pode servir como os primeiros passos reais dos pequenos em desenvolvimento.

Lua

Continua após a publicidade

Por fim, temos a linguagem Lua, um prato cheio para crianças pela sua facilidade de compreensão e programação, feedbacks visuais sobre possíveis erros e, principalmente, por ser usada no desenvolvimento de um dos maiores fenômenos entre os pequenos: o jogo Roblox.

A partir do estudo dessa linguagem, as crianças podem aprender detalhes do desenvolvimento além de conseguirem expressar sua criatividade a partir das aplicações feitas com ela.

Fonte: Analytics Insight