Aprenda a usar o Google Docs para converter arquivos PDF em outros formatos

Por Dimitri Pereira

Se você usa o Google Drive sabe que pode criar e editar documentos com o Google Docs. No entanto essa ferramenta pode ser muito mais útil do que se espera dela. No Google Docs também é possível converter arquivos PDF e imagens de texto em documentos editáveis, de forma bastante simples. Siga as instruções abaixo e aprenda.

Passo 1. Faça o login na sua conta Google Drive e, em seguida, clique e arraste para a janela o navegador o arquivo PDF que deseja converter. Você notará que uma janela vai se abrir exibindo o progresso do upload.

google docs

Passo 2. Quando o processo de upload tiver terminado, ele exibirá um ícone de "check" verde à frente do nome do documento. Clique no "x" da caixa de diálogos para fechá-la.

google docs

Passo 3. Encontre na lista de arquivos o PDF que deseja converter e clique sobre ele com o botão direito do mouse. Um menu será exibido. Selecione "Abrir com" e em seguida selecione a opção "Documentos Google". O arquivo PDF em questão será então convertido para um documento do Google com o texto editável.

google docs

Passo 4. Com o arquivo aberto, você poderá convertê-lo para um arquivo do Microsoft Word, que você poderá baixar e editar, ou continuar a trabalhar online em sua conta do Google Drive. Para fazer isso, clique em "Arquivo", "Fazer download como" e depois em "Microsoft Word (.docx)".

google docs

Passo 5. Você poderá também realizar esse mesmo procedimento para converter um arquivo de imagem que contém texto. Isso resultará em um arquivo do Google Documentos que contém a imagem no início, seguido pelo texto extraído a partir da imagem, em um formato editável.

Pronto! De forma muito fácil esse processo pode ser muito útil. É possível também usar nos outros aplicativos do Google Drive e obter um tipo de documento a partir de outros.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.