Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como extrair texto de PDF

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 16 de Fevereiro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Saber como extrair texto de um arquivo em PDF, pode ser muito útil quando estamos estudando, fazendo anotações ou elaborando trabalhos, seja no celular ou no computador. É que com tantos tipos de texto, hoje em dia o formato PDF é uma das principais referências na hora de imprimir, visualizar e encaminhar textos online. Ele também é uma alternativa para apresentações e até mesmo imagens.

Por isso, usar ferramentas para editar e extrair textos desses arquivos pode ajudar bastante no dia a dia. Existem algumas plataformas gratuitas e acessíveis que funcionam tão bem quanto o Adobe Acrobat. Assim, é possível editar seus arquivos gratuitamente sejam eles apresentações de trabalho ou textos científicos. Nesta matéria, veja como extrair texto de PDF!

No computador

Continua após a publicidade

Caso você precise copiar alguns trechos de um arquivo PDF no PC, uma ótima alternativa é o leitor da XODO através dele é possível copiar e traduzir textos até mesmo de livros escaneados em PDF. Veja como fazer:

  1. Acesse o site do XODO (Web);
  2. Arraste ou selecione seu arquivo no leitor virtual;
  3. Em seguida, você pode clicar e selecionar trechos do texto que você deseja extrair;
  4. Daí é só clicar no ícone de “Copiar”.

No celular

  1. Acesse o aplicativo do XODO (Android | iOS);
  2. Toque no ícone de “Menu” lateral para ver mais opções;
  3. Selecione “All Files” para encontrar todos os arquivos em PDF no seu celular;
  4. Feito isso, você pode pressionar e segurar sobre uma parte do texto para copiá-la, destacá-la e traduzi-la.

Continua após a publicidade

Como converter PDF em texto

Caso você queira extrair texto de um PDF inteiro, não apenas trechos, você pode fazer isso através da extensão Acrobat Reader da Adobe, lá é possível converter seus arquivos PDF gratuitamente para outros formatos.

Você só precisa instalar a extensão ou acessar o site do Adobe Acrobat (Chrome Web Store) em seu navegador. Veja como fazer nas próximas linhas:

Continua após a publicidade
  1. Acesse o site PDF online do Adobe Reader (Web);
  2. Em seguida, é só fazer login com sua conta Google ou Adobe;
  3. Então, selecione o formato “PDF para Word” para extrair completamente o texto daquele arquivo;
  4. Daí é só arrastar ou selecionar o PDF que você deseja converter;
  5. Com tudo certo, é só clicar em “Exportar para DOCX”.

O formato (.Docx) é um tipo de arquivo padrão para arquivos de texto. Ele é compatível com vários programas e serviços como Microsoft Word, Google Docs e Pages da Apple. Vale a pena conferir!