Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple teve 7 dos 10 celulares mais vendidos do mundo em 2023

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Fevereiro de 2024 às 17h18

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

Pela primeira vez na história, a Apple conquistou as sete primeiras posições entre os celulares mais comercializados no planeta. Os dados foram fornecidos pela agência de mercado Counterpoint Research, que mostrou uma concentração maior de vendas entre os dez primeiros, em comparação com os que vêm abaixo. 

Mesmo que não tenha sido a principal novidade da marca para 2023, o iPhone 14 foi o modelo mais vendido pela Apple no ano passado — e também o celular mais vendido do mundo. Ele é seguido pelo iPhone 14 Pro Max e iPhone 14 Pro, que também fazem parte da mesma linha anunciada em 2022.

Continua após a publicidade

A quarta posição é ocupada por um aparelho ainda mais antigo, o iPhone 13. Mesmo que tenha sido lançado em 2021, o celular ainda pode ser comprado de forma oficial no site da Apple. Suas vendas teriam sido alavancadas por conta de promoções em parcerias com operadoras telefônicas no Japão, além de aumentos de popularidade na Índia. 

Recentemente, o Canaltech avaliou se ainda vale a pena comprar o iPhone 13 em 2024, e qual é o preço justo pelo aparelho dois anos depois de seu lançamento. 

Os aparelhos mais recentes da Apple começam a aparecer apenas na quinta posição, o que faz sentido considerando que eles tiveram apenas três meses de vendas em 2023, contra o ano todo dos outros. O smartphone com maior sucesso da geração atual é o iPhone 15 Pro Max, seguido pelo iPhone 15 Pro e depois vem o iPhone 15.

Continua após a publicidade

Samsung aposta nos acessíveis

As outras três posições do ranking mostram uma mudança radical no patamar dos aparelhos, já que mostram modelos bem mais acessíveis da Samsung. O Galaxy A14 5G de 2023 lidera a lista da coreana, seguido pelo Galaxy A04e (2022) e pelo Galaxy A14 4G (2023).

No caso dos aparelhos da linha Galaxy A, os altos índices de vendas são puxados pelos seus preços acessíveis em países emergentes, como Índia, México, Indonésia e também o Brasil. 

Continua após a publicidade

A soma das porcentagens dos dez primeiros mostra que cerca de 20% dos aparelhos vendidos no mundo estão concentrados nestes dez modelos. Trata-se de uma proporção maior do que foi vista no ano anterior, que era mais próxima de 19%. 

Para 2024, é esperado que essa concentração seja ainda maior, já que as empresas têm apostado em linhas de produtos mais enxutas. Os analistas também sugerem a possibilidade da entrada de alguma marca chinesa no top 10, e também há a expectativa de a lista ser totalmente composta por aparelhos 5G pela primeira vez.