Publicidade

Apple é processada por atrasos na sua IA; entenda o caso

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

A Apple é alvo de uma ação judicial nos Estados Unidos que alega propaganda enganosa devido à promoção dos recursos do Apple Intelligence, pacote de inteligência artificial de produtos da companhia, que foram frequentemente adiados. As informações foram reveladas pelo portal Axios nesta quinta-feira (20). 

Segundo a reportagem, o processo foi aberto ontem (20) no Tribunal Distrital dos EUA em San Jose, na Califórnia. A ação foi feita em formato coletivo e busca ressarcimento financeiro em nome daqueles que compraram iPhones e outros dispositivos que, em tese, teriam todas as capacidades do Apple Intelligence. 

O processo foi movido por um escritório de advocacia que já havia processado o Google e a OpenAI por suas práticas de IA. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Procurada pelo Canaltech, a Apple não se manifestou sobre o assunto até o momento da publicação. 

Por que a Apple está sendo processada?

A empresa anunciou o Apple Intelligence em junho de 2024. Depois do comunicado, alguns recursos foram lançados aos usuários, como ferramentas de edição de texto com IA, melhorias para tornar a Siri mais "natural", a transcrição de chamadas e o resumo de notificações, por exemplo. 

Contudo, a Apple não lançou todos os componentes e funções comunicadas no primeiro pronunciamento, como uma integração da IA com a Siri para fornecer serviços mais rápidos, eficientes e personalizáveis para os usuários.

No início deste mês, a empresa retirou do ar o anúncio do iPhone 16 que mostrava algumas das funções do Apple Intelligence operando no celular, de acordo com o portal 9to5Mac. 

A Axios ressalta que a ação usou o anúncio para exemplificar as promoções do Apple Intelligence que foram adiadas e não foram implementadas nos aparelhos.

O processo ainda reitera que a empresa "saturou a internet, televisão e outras ondas de rádio para cultivar uma expectativa clara e razoável do consumidor de que esses recursos [do Apple Intelligence] estariam disponíveis no lançamento do iPhone". 

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Por que o iPhone dura TANTO? O que a Apple faz de CERTO e ERRADO na durabilidade do aparelho?

Fonte: Axios