Publicidade

Apple avalia comprar Perplexity, rival do Google na busca com IA, diz jornal

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

Executivos da Apple discutem a possível aquisição da Perplexity para suprir a necessidade da Big Tech de aplicar mais esforços no desenvolvimento de recursos com inteligência artificial. A empresa também pretende reduzir a dependência do Google nas buscas pela web com o acordo. 

Segundo o portal Bloomberg, as discussões entre o chefe de fusões e aquisições da Apple, Adrian Perica e o diretor de serviços, Eddy Cue, que são os principais tomadores de decisão sobre IA dentro da empresa surgem no momento em que o Google sofre o julgamento sobre seu monopólio no mercado de buscas. 

A compra da Perplexity seria uma foma de lidar com a potencial perda de um acordo longevo que estipula o navegador do Google como padrão nos dispositivos da Apple. Esse negócio gera em torno de US$ 20 bilhões por ano para a fabricante do iPhone

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Contudo, as discussões ainda estão em fase inicial. O portal aponta que as conversas sobre a compra podem não gerar uma oferta concreta, além de que a Apple ainda não discutiu sobre a intenção com os diretores da Perplexity.

A startup de IA disse à Bloomberg que não possui conhecimento sobre tal discussão ou futura aquisição que envolva a Perplexity. A Apple não comentou a respeito. 

Meta também discute compra da Perplexity

Antes de comprar a empresa de rotulagem de dados, Scale AI, a Meta estava em negociação para a compra da Perplexity. Ainda segundo o portal, as duas empresas não conseguiram chegar a um acordo, fator que levou ao encerramento da compra. 

Para além da aquisição, a Meta também teria tentado contratar o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, para fazer parte da equipe de "superinteligência" que a Big Tech vem montando nas últimas semanas. 

Leia mais:

VÍDEO: As principais novidades da Apple na WWDC25

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg