Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ações da Apple ficam abaixo da média pela primeira vez em dois anos

Por| 04 de Agosto de 2015 às 12h28

Link copiado!

Ações da Apple ficam abaixo da média pela primeira vez em dois anos
Ações da Apple ficam abaixo da média pela primeira vez em dois anos
Tudo sobre Apple

Desde que foi adicionada ao seleto clube do Dow Jones Industrial Average, em março deste ano, a Apple tem sido um peso sobre o índice, respondendo por 14% de suas perdas nos últimos quatro meses e meio. Depois de ver suas ações caírem ainda mais na última segunda-feira (3), a Maçã ficou abaixo da sua média móvel de 200 dias pela primeira vez desde setembro de 2013.

A média móvel é um dos indicadores de tendência mais antigos utilizados na análise técnica, que nada mais é do que a prática de medir as flutuações futuras do preço de uma ação, analisando a sua atividade passada. No caso da Apple, a média móvel analisa a média das cotações dos últimos 200 dias. As ações da empresa têm enfrentado problemas desde que a companhia anunciou outro recorde trimestral no período encerrado em junho, que ficou aquém das elevadas expectativas de Wall Street.

Ao lado do Nasdaq Composite e do Standard & Poor’s 500, o índice Dow Jones Industrial Average (DJIA) é um dos principais indicadores dos movimentos do mercado norte-americano. Dos três indicadores, o DJIA é o mais publicado e discutido. O cálculo deste índice é baseado na cotação das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos.

A Apple entrou no DJIA para substituir a operadora AT&T na listagem, porém, de acordo com uma análise da Bloomberg, as coisas seriam diferentes caso a AT&T permanecesse no índice durante esses últimos meses. Enquanto as perdas da Apple têm reduzido o Dow Jones em 67 pontos, durante esse mesmo período a AT&T apresentou um ganho de 7,7%.

Continua após a publicidade

Além de vender menos iPhones do que o esperado no último trimestre, a Apple também está enfrentando julgamentos antecipados pelo possível lançamento da sua próxima linha de smartphones, o iPhone 6s. Alguns investidores estão demonstrando preocupação com o upgrade, que pode não resultar no crescimento esperado pela Apple na comparação anual.

Analistas do mercado também têm especulado que a preocupação com o mercado chinês pesou sobre a negociação das ações da Maçã nas últimas semanas. Sucesso na China graças ao iPhone 6 Plus, a Apple perdeu a liderança na indústria chinesa de smartphones. De acordo com dados da empresa de pesquisas Canalys, a companhia da Maçã foi ultrapassada pela Xiaomi, que teve um aumento de 15,9% na quota de mercado e agora ocupa a primeira posição do ranking de maiores fabricantes do país.

Embora a Canalys não tenha especificado a quota de mercado no segundo trimestre da Apple na China, dados da Counterpoint Research estimam que esse índice chegue a 12,2%. Isso coloca a empresa na terceira posição de maiores fabricantes do cenário de smartphones na China. Em primeiro aparece a Xiaomi, com 15,8%, seguida pela Huawei, com 15,4%.

Apesar dos recentes anúncios, o CEO da Apple, Tim Cook, tem uma visão otimista sobre tudo isso. Durante o anúncio do relatório de lucros trimestrais da empresa, ele disse que apenas 27% da sua base de usuários de iPhone realizou um upgrade para a série 6 de smartphones. "Nós vemos isso como um sinal muito otimista sobre o futuro, e há muito espaço livre para upgraders", disse o executivo, sugerindo de maneira não tão sutil que a série de iPhones 6S tem oportunidade para crescer e ganhar mercado.

Continua após a publicidade

Quanto à China, Cook disse que a volatilidade nos mercados de ações do país não diz respeito a ele. O executivo observou que a participação do mercado de ações entre os cidadãos chineses é muito pequena e que a Apple experimentou um crescimento de 90% no país durante o último trimestre.

Fonte: Apple Insider