Apple é listada no índice Dow Jones

Por Redação | 06 de Março de 2015 às 15h31

A Dow Jones Industrial anunciou nesta sexta-feira (06) que a Apple passará a integrar sua lista dos 30 títulos mais importantes da Bolsa de Valores de Nova York. A mudança, que está marcada para acontecer no dia 18 de março, vem para consolidar a companhia como a que possui um dos maiores valores de mercado do mundo e, sendo assim, merece destaque no ramo das ações. A Maçã substituirá a operadora americana AT&T na listagem.

Criado em 1896, o índice Dow Jones é uma das principais relações de empresas de alto valor em todo o mundo. As companhias listadas são aquelas com não apenas ações em crescimento, mas também bastante confiabilidade, indicando bases sólidas e uma situação consolidada. Ou seja, em um mercado em que o risco está sempre presente, são estas as que representam o menor grau de perigo para os investidores.

A adição da Apple no índice também foi vista como uma revitalização da Dow Jones, que como uma instituição tradicional, muitas vezes acaba um pouco presa demais ao passado. De acordo com o órgão, a ideia de incluir a Maçã foi justamente reconhecer sua importância no mercado das telecomunicações e tecnologia, além de seu papel como um agente de mudanças na maneira com a qual as pessoas lidam com os produtos e os telefones no dia a dia.

A adição foi vista com bons olhos por investidores ouvidos pela agência Reuters, que elogiaram a Dow Jones pela mudança. Para eles, a inclusão da Apple vem para trazer mais credibilidade ao índice e, mais do que isso, trata-se de uma conexão com o mercado, uma vez que essa listagem já era pedida há alguns anos justamente pelo papel desempenhado pela empresa de Cupertino.

Hoje, a empresa tem um valor de mercado estimado em US$ 736 bilhões e é considerada uma das maiores nesse quesito em todo o mundo. Em comparação, a AT&T, que deixa a lista, vale cerca de US$ 176 bilhões, número que fez com que ela passasse mais de 100 anos relacionada na Dow Jones. Agora, a Verizon é a única telecom presente no índice.

A notícia fez com que as ações da Apple operassem em alta de 1,3% no pregão desta sexta, enquanto a AT&T apresentou queda semelhante, de 1,6%. Os números, para os analistas, são mais uma prova do quanto a Dow Jones perdeu espaço, já que em outros tempos, uma adição ou retirada de tamanho porte teria influência bem maior no valor dos papeis.

Antes da entrada da Apple, a Dow Jones havia sido modificada pela última vez em setembro de 2013, quando a Nike, a Visa e o banco de investimentos Goldman Sachs Group foram incluídos nela.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.