Publicidade

A exemplo da Amazon, Correios inauguram serviço de lockers para encomendas

Por| 27 de Outubro de 2020 às 22h40

Link copiado!

Vinícius de Melo/Agência Brasília
Vinícius de Melo/Agência Brasília

A exemplo da Amazon, que já conta com algo similar há tempos, os Correios inauguraram nesta quarta-feira (27), no Distrito Federal, seu serviço de locker - armários inteligentes e usados para entrega de encomendas. A capital brasileira é a primeira a receber a novidade da estatal. Inaugurado na sede da Administração Regional, mais precisamente na região do Paranoá, o serviço será gratuito - a exemplo do da Amazon, que é bem popular nos Estados Unidos, Canadá, Europa e em muitos países da Ásia.

Assim como acontece lá fora, os lockers prometem ser bastante úteis para pessoas que enfrentam problemas de entrega em seus endereços ou para aqueles momentos em que não há ninguém em casa para receber uma encomenda. Além disso, os Correios ainda planejam lançar outros nove lockers no Distrito Federal até janeiro de 2021, bem como 53 no estado do Rio de Janeiro até fevereiro do ano que vem

Como funciona

Continua após a publicidade

Para utilizar o terminal de autoatendimento, os destinatários precisam se cadastrar no IdCorreios, por meio do site ou aplicativo (Android e iOS). Ao realizar compras online ou para receber alguma postagem, é necessário indicar o CEP do locker (71570-989), e o CPF ou CNPJ do destinatário, no campo “complemento” do endereço de destino.

Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por e-mail ou pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, basta digitar o código recebido na tela touchscreen do terminal e o acesso ao armário correspondente e o pacote poderá ser retirado. A capacidade de distribuição é de até 40 objetos por dia - ou seja, cada terminal tem compartimentos - sendo que o serviço estará disponível ainda em fins de semana e feriados.

Inclusão

Continua após a publicidade

De acordo com o chefe de gabinete da Vice-Governadoria do DF, Paulo Cesar Chaves, que representou governo local na inauguração, a plataforma garante a inclusão social. “Essa ação fantástica dos lockers é uma solução que facilitará a vida de muita gente", afirmou.

Para o administrador regional do Paranoá, Sergio Damaceno, a instalação do equipamento na cidade é uma importante vitória aos moradores. “Ao completar 63 anos de aniversário, o Paranoá tem muito a comemorar. A população ainda não conta com agência dos Correios, nem com a distribuição em todos os condomínios do Paranoá Parque, que possui atualmente 40 mil moradores. A nossa ideia, no futuro, é solicitar a implantação de uma agência na cidade, mas até lá, o locker, vem para facilitar a vida da população’, afirmou.

“O locker mostra que o Correios está em sintonia com o que há de mais moderno no mundo, uma tecnologia que não é do futuro, mas do presente”, destacou o presidente da empresa, Floriano Peixoto Vieira Neto.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasília