Rumor: Samsung pode reformular profundamente a TouchWiz para o Galaxy S6

Por Redação | 13 de Janeiro de 2015 às 17h42
photo_camera Divulgação

A Samsung é conhecida por fazer hardware de excelente qualidade, inclusive sendo a fabricante de componentes do iPhone, apesar da rivalidade com a Apple.

No entanto, a empresa sempre deixou a desejar na parte do software, com sua infame interface TouchWiz, que inferniza os usuários do Android por seu visual e desempenho pouco agradáveis e por ocupar muito espaço no armazenamento dos aparelhos.

Porém, segundo alguns rumores surgidos recentemente, o Galaxy S6 pode trazer uma reviravolta nesse aspecto. A Samsung sofreu bastante com as vendas do Galasy S5, que foram bem menores do que o esperado, e isso acendeu a luz vermelha na companhia, que agora pretende se reinventar com o novo Galaxy.

TouchWiz e Android puro

Comparação entre TouchWiz (esquerda) e Android puro (direita).

Uma fonte da fabricante sul coreana, falando para um jornal de negócios daquele país, afirmou que a empresa pretende retirar funcionalidades desnecessárias e simplificar a interface aos níveis do Nexus 6 – que roda o Android puro. O significado disso só saberemos quando o telefone for lançado, mas caso o rumor seja verdadeiro, com certeza essa mudança tornará os aparelhos da Samsung mais interessantes.

A interface foi introduzida como forma de diferenciar seus produtos da concorrência, e a partir do Galaxy S3, muitas funcionalidades foram adicionadas de maneira a interagir melhor com os usuários, como por exemplo detecção de movimentos faciais, voz e gestos com as mãos. No entanto, tudo isso ocupa um espaço tremendo, além de deixar a memória cheia e atrapalhar no desempenho, sem contar que boa parte dos usuários sequer tem conhecimento de tais funções.

O Galaxy S6 deve trazer muitas novidades, entre elas um corpo metálico e possivelmente uma tela curva similar ao Galaxy Note Edge. Separadamente, fontes da empresa falaram a outro jornal coreano que a Samsung iniciará a produção em massa no próximo mês, e ainda, que é possível que ele chegue ao mercado de sua terra natal também em fevereiro.

O anúncio oficial deve ser feito na MWC 2015, que acontece em março em Barcelona, na Espanha, e novos leaks devem aparecer nas próximas semanas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.