Substituto de Ballmer: lista de candidatos é reduzida a quatro nomes

Por Redação | 06.11.2013 às 12:31

A Microsoft reduziu a lista de candidatos externos para substituir o atual presidente executivo Steve Ballmer. Agora, Alan Mulally, da Ford e o ex-CEO da Nokia, Stephen Elop são os mais cotados para assumir a liderança da empresa. Mas a lista também mantém alguns nomes internos para ocupar o cargo. O antigo CEO do Skype, Tony Bates, que é o atual responsável pelo desenvolvimento de negócios da Microsoft, e Satya Nadella, responsável por dirigir o setor de nuvem e empresarial da Microsoft, são vistos com bons olhos pelos investidores por terem executado um bom trabalho dentro da companhia.

A lista de candidatos começou com 40 nomes e, apesar de estar menor, o processo ainda deve demorar mais alguns meses até apontar o sucessor. Ballmer estipulou como prazo o mês de agosto de 2014 para se afastar de vez das suas funções de CEO.

Segundo a Reuters, a Microsoft não quis comentar sobre o processo e nem quis citar outros nomes envolvidos na disputa. Mas Elop, antigo CEO da Nokia e que regressou à Microsoft após a finlandesa ter sido comprada pela norte-americana, é visto como um candidato em potencial para ocupar o cargo.

Já Jay Cooney, porta-voz da Ford, disse que Alan permanece focado nos projetos e progressos da empresa e que não entraria em especulações, como disse em novembro do ano passado.

Os investidores têm pressionado a diretoria da Microsoft para procurar logo um substituto, e também sugerem que Bill Gates, co-fundador da empresa, deixe seu cargo de presidente porque é necessário promover uma mudança radical dentro da Microsoft. A presença de Bill Gates entre os decisores poderia intimidar e até mesmo impedir algumas decisões mais arrojadas.

Apesar de estar deixando o cargo de CEO, Ballmer não deve se afastar muito: ele ainda deverá algum cargo menor na Microsoft, assim como fez Bill Gates.