Microsoft investe em infraestrutura da plataforma em nuvem Azure

Por Redação | 13.05.2014 às 12:09

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (12) um pacote de atualizações de serviços para sua plataforma em nuvem, o Azure. A apresentação aconteceu durante a abertura do TechEd 2014, feira de tecnologia da empresa de Bill Gates que está sendo realizada em Houston, no Texas (EUA)

O destaque fica por conta das novas opções de conectividade por meio de networking via Azure. Atualmente, os usuários utilizam um misto de endereços públicos e privados da web com todo o tráfego ocorrendo na internet.

Com o novo ExpressRoute, há uma terceira opção de uso, seja por meio de conexões privadas diretas do Azure, por troca de provedores ou pelas redes de longa distância (WANs) corporativas. O recurso será oferecido de acordo com metas de utilização em contratos de velocidades 200 Mbps, 500 Mbps, 1 Gbps e 10 Gbps. A limitação, por enquanto, fica por conta da localização, já que a novidade está disponível inicialmente apenas no Vale do Silício, em Washington e em Londres. A intenção da Microsoft é ampliar a oferta para outras 13 localidades até o final do ano.

Azure 1

As organizações que utilizam a conectividade em redes privadas também terão outras opções. A partir de agora, o Azure Files aproveitará a nuvem para usar múltiplas máquinas virtuais em um só compartilhamento, com a possibilidade do uso de redes virtuais.

azure 2

A segurança de dados em nuvem foi um tema bastante explorado durante a apresentação das novas funções do Azure. A partir de junho, o Azure Site Recovery permitirá a recuperação de grandes quantidades de dados a um custo mais baixo. Com ele também será possível duplicar máquinas virtuais e serviços do datacenter primário. A Microsoft anunciou novas tecnologias de criptografia para clientes corporativos do Office 365 e um serviço anti-malware em parceria com a Symantec e Trend Micro.

azure 3

O ambiente móvel também foi destaque da apresentação, com o anúncio de ferramentas para o Visual Studio – que recebeu uma expansão online e o Update 2 – e o suporte à plataforma de desenvolvimento de aplicativos Apache Cordova. Com as novidades, os aplicativos agora poderão ser desenvolvidos para funcionarem em múltiplos dispositivos, incluindo Android, iOS, Windows e Windows Phone.

A maioria das novas funcionalidades foram apresentadas como prévias e devem estar disponíveis em junho. Para saber com detalhes todas as novidades da nuvem Azure anunciadas pela Microsoft, basta ver o comunicado oficial no site da empresa.

Fonte: http://www.microsoft.com/en-us/news/press/2014/may14/05-12tena2014pr.aspx