Mainframe da IBM comemora 50 anos

Por Redação | 09.04.2014 às 12:00

Este ano a IBM comemora um marco importante na sua história: em 1964 foi anunciado o System/360, primeiro mainframe da empresa, que faz 50 anos nesta semana.

Contando com um investimento de US$ 5 bilhões, o dobro do faturamento anual da empresa na época, o primeiro mainframe da empresa foi apresentado por Thomas Watson Jr., presidente da companhia, como "um forte afastamento de conceitos do passado em design e construção de computadores". Watson ainda previu que o System/360 seria o "início de uma nova geração, não apenas de computadores, mas de suas aplicações em negócios, ciência e governo".

O sistema foi recebendo atualizações e se tornou muito popular. Para se ter uma ideia, segundo informações da Computer World, 70% dos mainframes vendidos no mundo na década de 1970 eram IBM e ele foi utilizado inclusive pelo programa Apollo, da NASA, que levou o homem à Lua. No Brasil, foi lançado em 1965 e, no ano seguinte, passou a ser utilizado pelo INCRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária) na realização do recensiamento da propriedade rural e cálculo do imposto territorial em todo o país.

Mainframe IBM - System/360 22

System/360-22, lançado em 1971. Fonte: IBM.

Hoje, um mainframe tem capacidade de processar milhares de servidores virtualizados, bilhões de instruções por segundo e diversos sistemas operacionais em uma única máquina. Para Ana Zamper, vice-presidente de hardware da IBM Brasil, essa tecnologia sempre foi capaz de antecipar a necessidade de empresas e hoje é "a plataforma mais eficiente e segura para Cloud e Big Data". Ela ainda completa: "o Mainframe é, e continuará sendo, a plataforma central do progresso da sociedade, do governo e de empresas".

Para marcar a comemoração desse lançamento, a IBM lançou um vídeo que pode ser conferido abaixo.

Linha do tempo

  • Uma das mais importantes demonstrações de processamento de dados em tempo real foi a viagem à Lua. A Federal Systems Division da IBM providenciou o suporte crítico para a realização desse empreendimento. O Information Management System da IBM construiu para a NASA, como parte do Apollo 11, um projeto que ajudou a colocar o primeiro homem na Lua.
  • Os primeiros Mainframes System/360 foram lançados no Brasil em 1965. Nesse ano, havia 89 sistemas de computadores no país, sendo quase dois terços desse total da marca IBM. A empresa assinou, em 1966, um grande contrato com o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária para realizar o recenseamento da propriedade rural e o cálculo do imposto territorial em todo o país.
  • Já em 1968, a IBM integrou o System/360 aos terminais de teleprocessamento e viabilizou, dois anos depois, a primeira operação de teleprocessamento bancário do país, interligando a agência do Bradesco de Carapicuíba (SP) ao Centro Eletrônico de Processamento de Dados do banco, em Osasco (SP), inaugurando o modelo online de atualização de contas correntes no Brasil.
  • Grande parte dos bancos brasileiros usa mainframe. Um deles é o SICOOB. A rápida expansão do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil precisava de uma infraestrutura de TI flexível, segura e escalável para promover o acesso móvel e serviço full time. Para isso, utilizou mainframe da IBM, que permitiu aumento de 600% em mobilidade, 200% em internet e 60% em transações, economizando US$ 1,5 milhão por ano com eletricidade e entregando seus serviços com mais agilidade.
  • O Mainframe se antecipou às tendências e descobertas da tecnologia. A virtualização, um dos temas mais atuais em termos de infraestrutura de TI, está disponível no Mainframe há mais de 30 anos.
Mainframe IBM 50 anos - Infográfico

Fonte: Divulgação / IBM.