Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Luz no fim do túnel: operadoras parecem gostar do BlackBerry 10 nos EUA

Por| 21 de Novembro de 2012 às 13h10

Link copiado!

Luz no fim do túnel: operadoras parecem gostar do BlackBerry 10 nos EUA
Luz no fim do túnel: operadoras parecem gostar do BlackBerry 10 nos EUA
Tudo sobre BlackBerry

A maré de sentimentos negativos que derrubou as ações da Research in Motion (RIM) e atolou a empresa na lama perdurou por mais de um ano, até que, finalmente, a companhia lançasse seu novo sistema operacional movel, o BlackBerry 10. E parece que agora existe luz no fim do túnel: relatórios mostram que operadoras norte-americanas estão fortemente interessadas no BlackBerry 10. Saiu no All Things D.

Peter Misek, analista da Jefferies & Co., aumentou sua classificação de ações da RIM nesta terça-feira (20), analisando pontos que foram de situações de espera a situações mais drásticas, nas quais a empresa se desempenhou bem abaixo do esperado no mercado. Ele duplicou o preço-alvo para 10 dólares (cerca de 20 reais) por ação. "Nós ficamos surpresos com o feedback inicial altamente positivo das operadoras a respeito do BB10". Misek também escreveu uma nota recente aos clientes. "Estamos um pouco confusos, pois esperávamos uma resposta mais silenciosa, já que o BB10 está dois anos atrasado no mercado e o market share da RIM caiu de 20 por cento para 5 por cento", afirmou.

De fato, Misek, que geralmente se mostra bastante cético em relação às perspectivas da RIM para uma reviravolta no mercado, agora acredita que o BlackBerry 10 constitui uma possibilidade de crescimento para a empresa, com uma probabilidade de 20 a 30 por cento de sucesso. Em outras palavras, todas essas expectativas não passam de apostas, mas os palpites parecem ser bem melhores do que se imaginava.

Misek ilustra sua opinião ao dizer que as operadoras norte-americanas vêem o BlackBerry 10 com bons olhos, o que significa que esta possa ser uma das últimas chances de a empresa não sucumbir diante do duopólio da Apple e da Samsung no mercado de smartphones.

Continua após a publicidade

Vale notar que ainda há muitos pontos de vista contrários lá fora. O analista James Faucette, da Pacific Crest, por exemplo, emitiu hoje uma nota argumentando que as chances de que o BlackBerry 10 reverta a queda vertiginosa da RIM no mercado são muito pequenas. Sua grande preocupação é que o Google, a Amazon e a Microsoft comecem a subsidiar não apenas o mercado de hardware móvel, como também o de serviços móveis. E se isso acontecer, pode ser um fator devastador para a RIM.

"Sejamos claros: não temos ainda uma opinião firme a respeito da qualidade dos próximos dispositivos e do sistema operacional BB10 (embora tenhamos nossas dúvidas). Por outro lado, estamos absolutamente convencidos de que, independentemente da qualidade, a estrutura da indústria mostra que, virtualmente, não há nenhuma chance de o BB10 modificar a trajetória da RIM".

As ações da RIM abriram hoje em US$ 9,71 (R$ 20,32), com aumento de 1,2 por cento, e continuam a crescer ao longo do pregão.