Huawei estaria considerando adquirir a Nokia, segundo informa um executivo

Por Redação | 18.06.2013 às 17:40
photo_camera CNET

A Huawei estaria considerando adquirir a Nokia em uma tentativa de ampliar sua presença de mercado na Europa e nos Estados Unidos, como afirmou um executivo da empresa nesta terça-feira (18). Richard Yu, presidente do grupo de negócios do consumidor na Huawei, revelou os interesses da empresa durante o evento de lançamento de seu mais novo smartphone, o Ascend P6, em Londres, Inglaterra. As informações são da CNET.

"Estamos considerando estes tipos de aquisições; talvez a combinação tenha algumas sinergias, mas depende da vontade da Nokia", ressaltou Yu. "Nós estamos com a mente aberta". A Nokia, por meio de um porta-voz, revelou que a empresa não "comenta sobre especulações de mercado", e não confirmou o pronunciamento do executivo da Huawei.

Atualmente, a Huawei apresenta uma base de consumidores crescente na China, ficando atrás apenas da Samsung e da Apple, mas a companhia está se voltando mais para o mercado de smartphones e planeja deixar de lado o negócio de features phones. Acredita-se que a melhor opção de compra para a expansão da empresa chinesa seria a Nokia, que tem enfrentado uma série de problemas financeiros e, mais recentemente, a insatisfação dos investidores, pela empresa se negar a deixar de ser tão dependente do Windows Phone, da Microsoft, e iniciar sua expansão para outras plataformas.

A notícia surge menos de um ano após outros rumores sugerirem que muitas empresas estariam interessadas em comprar a Nokia, incluindo Intel, Microsoft e até a Lenovo. Mesmo sem nada confirmado sobre o assunto, as ações da Nokia apresentaram crescimento após o pronunciamento de Richard Yu de cerca de 11%.