Google faz grande mudança no design do Android; nem logo fica de fora

Por Redação | 25 de Junho de 2014 às 15h46

Um dos grandes destaques da Google I/O, além da revelação do Android L, foi a série de drásticas mudanças visuais pelas quais o sistema operacional vai passar em sua nova versão. Sai o estilo utilizado desde 2012 e entra o Material Design, que aposta em um visual mais limpo e com cores sólidas para unificar a plataforma em todos os dispositivos.

Como mostrou o The Verge, a alteração passa até mesmo pelo logo do Android, que agora recebe um visual mais moderno para substituir as letras verdes e estilizadas usadas pela companhia desde 2009. O mesmo vale para os ícones e interface de aplicativos como o Gmail ou Maps, por exemplo, que agora apresentam um visual consistente entre as diversas plataformas nas quais está disponível.

Material Design

A mudança, ainda, vai extrapolar o campo dos tablets e smartphones para chegar também ao ChromeOS, o sistema operacional baseado no navegador de mesmo nome, e à web, nas versões online dos serviços da empresa. A novidade acompanha uma integração maior entre os Chromebooks e o Android que, no futuro, poderão rodar os mesmos aplicativos. O Google, porém, diz ainda estar nos estágios iniciais de desenvolvimento dessa portabilidade.

Assim como já fez anteriormente, a empresa disse que vai liberar uma série de guidelines para os desenvolvedores de aplicativos, para que eles também criem apps de acordo com as linhas gerais do Material Design e contribuam para uma unidade do ecossistema. Como todo mundo sabe, esse é o tipo de mudança que demora para ser implementada, principalmente no caso de softwares menores, mas o Google quer facilitar ao máximo essa transição. Já é um belo passo.

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