Google I/O: Android TV é a aposta do Google para dominar sua sala de estar

Por Redação | 25 de Junho de 2014 às 16h27
photo_camera Divulgação

O Google está disposto a investir no setor televisivo. E mesmo após o fracasso do Google TV, a empresa anunciou nesta quarta-feira (25) em sua conferência para desenvolvedores uma nova plataforma para televisores. E ela é exatamente como disseram os últimos rumores de sites especializados. Conheça a Android TV.

Não se trata de um dispositivo físico, como é o caso da Apple TV, mas sim de uma interface para televisões que unifica os canais e aplicativos desses aparelhos de uma forma bem mais simplificada. Assim como o Android Auto para veículos, a Android TV tem uma experiência focada nos comandos de voz. Interessado em assistir programas específicos ou procurar por atores, filmes e seriados? Basta falar o nome deles e o resultado é exibido instantaneamente na tela.

Android TV
Android TV

O visual é minimalista, mas não deixa de ser bonito. Por exemplo, ao buscar por Breaking Bad, o sistema exibe várias barras horizontais de cards animados contendo o elenco da série, e cada um pode sera acessado individualmente. Abaixo, é possível visualizar conteúdos relacionados e vídeos do YouTube também ligados à pesquisa, que no caso foi Breaking Bad.

Android TV

A Android TV também reconhece perguntas mais vagas, como "quem é a atriz que interpretou Katniss em Jogos Vorazes". Ela pode buscar por "nominados do Oscar de 2002" e exibe, além daquilo que você procura, os filmes indicados à premiação para que você possa assisti-los com apenas um toque. A navegação pode ser feita a qualquer momento pressionando o botão Home em um controle remoto, que continua transmitindo o conteúdo exibido durante novas pesquisas.

Android TV

Mas e se você acabar perdendo o controle remoto – algo que certamente já deve ter acontecido? Simples: é só usar o seu relógio de pulso com Android Wear. O smartwatch também possui as mesmas funções do controle, permitindo comandar os apps do televisor direto pelo acessório.

Além de filmes e seriados, a Android TV tem suporte à seção de jogos da loja Google Play. Os usuários poderão usar tanto um tablet ou joystick como controle nas partidas, que virão com conquistas e multiplayer. Há ainda um recurso presente no Wii U e seu GamePad, pelo qual uma pessoa pode jogar usando a TV e a outra uma segunda tela (no caso o tablet). E se você quiser conectar o Chromecast ao sistema, sem problemas, já que a plataforma funciona em conjunto com o pen drive de streaming do Google.

Android TV

A Android TV funcionará em televisores, set-top boxes, dispositivos de streaming e consoles, e estará disponível até o final de 2014, com o Android L, quando chegará nas TVs da Sony e Sharp. Philips e LG também estão na lista de empresas que vão incluir o sistema em suas TVs.

Leia também:

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.