Google I/O: Android Auto leva a experiência do Android para seu carro

Por Caio Carvalho | 25.06.2014 às 15:06 - atualizado em 25.06.2014 às 16:58
photo_camera Divulgação

O Android já está presente nos tablets, smartphones, computadores, e agora também nos carros. Nesta quarta-feira (25), durante a conferência Google I/O, a empresa anunciou o Android Auto, um sistema que utiliza o aparelho do usuário para turbinar o veículo com uma central de entretenimento.

Basicamente, o mecanismo leva quase todas as funções do sistema operacional móvel para o painel do carro. Isso inclui tocador de músicas, mensagens de texto, e claro, o serviço de mapas do Google Maps. Talvez o grande diferencial esteja no fato de que essas tarefas poderão ser ativadas usando apenas os comandos de voz do Google Voice, o que garante mais praticidade e segurança para o motorista do veículo.

Todos os recursos serão integrados ao novo Android L. Ler, editar e responder mensagens, fazer chamadas telefônicas, navegar pelos mapas e acessar sua biblioteca de músicas são apenas algumas das funções que estarão presentes no Android Auto. Nas palavras do Google, o objetivo é permitir que o carro se comunique com dispositivos Android e acesse suas principais ferramentas sem tirar a atenção do condutor, que precisa estar de olho na pista para evitar acidentes e colisões.

De acordo com a companhia, os primeiros carros que contarão com suporte ao Android Auto serão apresentados nos próximos meses. A novidade faz parte da já anunciada Open Automotive Alliance, uma parceria com algumas das maiores fabricantes de veículos do mundo, como Audi, GM, Honda e Hyundai, além da fabricante de placas para computador NVIDIA.

O projeto deve competir diretamente com o CarPlay, da Apple, que possui a mesma proposta: levar a experiência do iPhone para uma tela acoplada no próprio carro. Abaixo, uma imagem com a lista completa de empresas que já confirmaram a inclusão do Android Auto:

Android Auto

Leia também: