Aparelhos Android dominam 70% das vendas de dispositivos móveis, diz pesquisa

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2014 às 09h45

O sistema operacional do Google manteve sua supremacia na venda de smartphones em 12 regiões no mundo, segundo revelou uma pesquisa divulgada pelo site TechCrunch.

Sete em cada 10 aparelhos comercializados nos lugares pesquisados têm o Android instalado. Já a Apple, principal concorrente, caiu 2% nos últimos dois meses e ficou com 22% do mercado, enquanto o Windows Phone com apenas 4% do total. Outros sistemas, como o Symbian, contabilizam o resto.

A Samgung é a empresa que permanece na liderança dos aparelhos com Android mais vendidos, sendo responsável por 32,6% do total de vendas nas 12 regiões. Há, porém, uma pequena queda em relação ao mês passado.

android

No entanto, ao analisar as vendas regionais em mercados como o Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha, onde a Samsung é responsável por 39,5% do mercado, marcas como LG, Sony, Morotola e a nova Wiki apresentaram crescimento. Esta deve ser uma tendência que prosseguirá com o lançamento de novos dispositivos.

A pesquisa mostrou também que as vendas de aparelhos com iOS caíram em alguns mercados, entre eles nos Estados Unidos, onde tradicionalmente a Apple é muito forte. Nos últimos três meses, no país, a empresa reduziu sua participação no total de vendas em 7 pontos percentuais em relação ao saldo do ano passado.

A Apple, por sua vez, disse ter percebido uma mudança nos produtos que os consumidores estão comprando. O iPhone 5C, o gadget mais barato da nova linha da empresa, registrou um aumento nas vendas.

Já o Windows Phone enfrenta dificuldades para se propagar no mercado americano, contabilizando apenas 5% dos smartphones vendidos nos últimos três meses. Porém, na Europa, o número já chegou a surpreendentes 10%. O sistema da Microsoft tem o maior crescimento na região e suas vendas se aproximam da fatia da Apple, que contabiliza 19% do total de aparelhos vendidos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.