Acionistas da Nokia criticam Stephen Elop durante reunião anual

Por Redação | 08 de Maio de 2013 às 11h44

A reunião anual com acionistas e investidores da Nokia nesta terça-feira (7) não foi nada tranquila. A empresa tem apresentado um crescimento lento no mercado de smartphones e os acionistas criticaram os planos do atual CEO da companhia, Stephen Elop, afirmando que suas ações ainda não são o bastante para a Nokia voltar ao mercado competitivo.

"Você é um cara legal e a equipe de liderança está fazendo o seu melhor, mas claramente, não é o suficiente", afirmou Hannu Virtanen, um dos acionistas da empresa, como reporta a Reuters. "Você está ciente de que os resultados são o que realmente importa? A estrada para o inferno está cheia de boas intenções. Favor mudar para outro caminho".

A cobrança em torno de Elop se deve à demora da empresa em mudar do sistema operacional Symbian, outrora líder de mercado, para o Windows Phone, da Microsoft. O processo de transposição de plataformas começou em 2011 e, até hoje, apresenta vendas muito abaixo do esperado em comparação aos resultados da Apple e da Samsung, que dominam o mercado. Além disso, as críticas também se devem ao péssimo desempenho das ações da companhia que, em seus anos dourados, chegou a valer aproximadamente 65 euros (R$ 171) e hoje beira 2,72 euros (pouco mais de R$ 7).

Um grupo de acionistas mais radicais afirma que Stephen Elop está "quebrando a empresa" e que está cometendo sérios erros ao insistir em substituir a plataforma móvel da Nokia apenas pelo Windows Phone e não diversificar com o Android, por exemplo. O executivo, por sua vez, aproveitou a oportunidade para reiterar o compromisso da Nokia com o Windows Phone.

"Nós fazemos os ajustes necessários à medida que caminhamos. Mas é muito claro para nós que, na guerra de ecossistemas de hoje, nós fizemos uma decisão muito clara de nos concentrarmos no Windows Phone com o lançamento da nossa linha Lumia", explicou Elop. "E é com isso que nós vamos competir com a Samsung e com o Android", finalizou.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.