Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 linguagens de programação recomendadas para o desenvolvimento web

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Maio de 2022 às 18h20

Link copiado!

Markus Spiske/Unsplash
Markus Spiske/Unsplash

A internet é algo fundamental no estilo de vida atual de muitos países. Acessar sites, realizar pesquisas e conversar com pessoas por meio de diversas plataformas se tornaram ações comuns nas últimas décadas - e com isso, o mercado cada vez mais procura profissionais que saibam utilizar linguagens de programação para desenvolvimento de soluções que possam se aproveitar dessa tecnologia.

Ao mesmo tempo, é de conhecimento geral o enorme número de linguagens de programação que existem no mundo, o que pode tornar a busca por uma específica que se destaque no desenvolvimento web um processo um tanto tortuoso. Tendo isso em mente, o site Analytics IndiaMag preparou uma lista com os códigos que mais se destacam nesse tópico, que compartilhamos a seguir. Confira:

Melhores linguagens de programação para desenvolvimento web

Continua após a publicidade

JavaScript

Uma das linguagens mais populares do mundo, o JavaScript também é utilizado no desenvolvimento de aplicações para a web, principalmente na criação de sites mais interativos, com zoom de imagens ao passar o mouse por cima delas e botões clicáveis.

Exemplos de sites que utilizam o JavaScript são o Google, YouTube e Wikipedia.

Continua após a publicidade

PHP

O PHP é usado em conjunto com outras linguagens no desenvolvimento web para interações diversas de páginas com bancos de dados, por exemplo - permitindo assim rápidas atualizações nos conteúdos dos sites exibidos aos acessantes.

Sites famosos que utilizam PHP são o Facebook, Wikipedia, Tumblr e Yahoo.

HTML

Continua após a publicidade

É difícil falar de desenvolvimento web sem falar de HTML, que é uma linguagem de marcação utilizada para estruturação de páginas da internet - função fundamental que faz com que ela seja encontrada na rede inteira, desde em sites simples até serviços de órgãos nacionais.

Python

A utilização do Python em desenvolvimento web é especialmente focado no back end, para controlar as conexões entre as páginas e servidores e fazer com que os conteúdos se apresentem da melhor forma possível para usuários.

Continua após a publicidade

Exemplos de sites que utilizam essa linguagem são o Spotify, Mozilla, Netflix e Reddit.

C#

Desenvolvedores de C# tem acesso a várias frameworks e bibliotecas .NET que ajudam na eficiência e otimização de aplicativos web - e, juntando isso a compatibilidade de funcionamento da linguagem com outros códigos, ela acaba se tornando uma importante ferramenta para sites com características mais únicas.

Entre os sites que utilizam C#, citamos o da Microsoft, Ancestry e o da fabricante de computadores Dell.

Continua após a publicidade

Ruby

Ruby é uma linguagem de programação conhecida por sua facilidade de aprendizado e usabilidade, e o código também é utilizado em muitas aplicações web e sites, como o GitHub, Urban Dictionary, AirBnB e Hulu, principalmente por conta de sua flexibilidade para construção de variadas soluções.

Java

Continua após a publicidade

Desenvolvedores web costumam utilizar o Java para criar páginas de internet dinâmicas com interfaces interativas e que sejam compatíveis e funcionais em grande variedade de dispositivos, sejam eles consoles, celulares, tablets ou mesmo computadores.

Sites populares que utilizam Java em sua programação são o LinkedIn, Amazon, Aliexpress e eBay.

Fonte: Analytics IndiaMag