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Análise de dados, IA e aprendizado de máquina são tendências no Brasil em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 18 de Janeiro de 2022 às 23h50

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Envato/byrdyak
Envato/byrdyak

A computação em nuvem deve se destacar no setor corporativo em 2022. Isso porque maior controle de estoque, entendimento do comportamento do cliente e gestão de grande volume de dados estão entre as tendências que devem ser seguidas por diferentes setores da economia. E a nuvem é essencial para colocá-las em prática.

Marco Bravo, head do Google Cloud para o Brasil, lembra que as companhias adotaram a transformação digital para se adaptar às mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19. “Em 2022, as empresas buscarão criar um negócio mais inteligente e desenvolver novos produtos e serviços com o auxílio de inteligência artificial, machine learning (aprendizado de máquina) e data analytics (análise de dados)”, diz. “Ser digital não é mais uma opção: significa ser mais rápido, e encontrar o cliente onde ele estiver com o produto certo, na hora certa.”

Para isso, as empresas precisam melhorar a coleta e o compartilhamento de dados. Nesse cenário, a solução de nuvem Google Cloud descreve como isso deve ocorrer em alguns dos segmentos mais relevantes no país. Acompanhe a seguir!

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Varejo

O varejo passou por muitas mudanças nos últimos dois anos, em razão dos efeitos da pandemia de covid-19. Muitas empresas tiveram de se estabelecer no universo digital. Os varejistas, então, passaram a buscar proporcionar melhores experiências de compra — o que envolve tecnologias de pesquisa e personalização. Com elas, é possível oferecer produtos mais alinhados com as necessidades e os desejos do consumidor. Além disso, o varejista entende e gerencia melhor o estoque e pode ter interações claras e honestas com o cliente.

Logística

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Com a chegada do 5G, a tendência é que o mercado brasileiro de internet das coisas (IoT) cresça exponencialmente. Segundo o Ministério das Comunicações, o volume de dispositivos móveis ligados a IoT deve chegar a 100 milhões em 2023. As empresas precisarão ter uma gestão de risco eficiente e usar as informações coletadas para evitar catástrofes, reduzir custos e aproveitar oportunidades de negócios.

Manufatura

No setor de manufatura, é preciso aproximar pessoas e objetos. A tendência é o uso de máquinas projetadas para interagir e aprender com os consumidores. Dessa forma, o atendimento fica mais personalizado e as lacunas entre um item entregue e a experiência do cliente com ele são eliminadas.

Sustentabilidade

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A sustentabilidade deve direcionar muitos investimentos das empresas em 2022. As práticas sustentáveis ganharam relevância no ambiente corporativo porque ajudam a fidelizar clientes, funcionários e parceiros, mas muitas delas cumprem obrigações regulatórias. Cada vez mais, elas têm sido usadas como estratégia de construção de marca.