Publicidade

Top 10 | As linguagens mais usadas para desenvolvimento de software em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Agosto de 2022 às 21h40

Link copiado!

AutomCode/Unsplash
AutomCode/Unsplash

É chover no molhado reforçar a importância de se saber uma linguagem de programação, até mesmo para quem não trabalha ou deseja trabalhar diretamente com desenvolvimento. Além de facilitar a vida dos programadores e a conclusão de suas tarefas, também permitiram que as organizações atingissem seus objetivos da melhor forma possível.

Hoje, existem mais de 700 linguagens de programação no mercado, o que pode dificultar um pouco no momento de escolher quais linguagens aprender. Por isso, é importante saber quais são as codificações mais usadas atualmente para saber onde focar seu desenvolvimento profissional, conheça as 10 linguagens mais usadas atualmente.

  1. Python: seja para aplicações simples ou softwares avançados, você estará coberto caso use Python. Os desenvolvedores podem usar uma série de estilos de programação, como reflexivo ou funcional, por exemplo. Por sua versatilidade, é considerada uma das linguagens mais simples para quem está começando a programar.

  2. JavaScript: está codificação é perfeita para a criação de elementos web dinâmicos, como gráficos animados ou mapas interativos, por exemplo. O JavaScript é bastante usado para o desenvolvimento web, para a construção de servidores web e no desenvolvimento de jogos, entre uma série de outras funcionalidades.

  3. Go: a linguagem do Google não pode ser desconsiderada quando falamos sobre as codificações mais usadas. Go tem a capacidade de lidar perfeitamente com sistemas multicore e em rede, além de bases de código massivas. Empresas como Google, Uber, Twitch fazem uso dessa linguagem de programação para APIs e aplicativos da web.

  4. Java: a codificação de propriedade da Oracle é a queridinha dos desenvolvedores de serviços para a web, mas também é muito usada em aplicativos ou em big data. Java é uma linguagem de programação de uso geral e tem uma estrutura de sintaxe orientada a objetos.

  5. C#: o crescimento da popularidade desta linguagem foi impressionante, e, em grande parte, isso foi ocasionado por sua capacidade de suportar conceitos de programação orientada a objetos. Hoje, C# é considerada ideal para aplicativos em Windows, Android e iOS, o que a coloca entre as mais usadas pelos desenvolvedores atualmente.

  6. C++: esta codificação pode não ser a mais popular, mas com toda certeza é a mais confiável para os desenvolvedores. É amplamente utilizada no desenvolvimento de aplicativos para desktop, apps de GUI, em jogos 3D e na construção de soluções matemáticas em tempo real.

  7. R: bastante usada no processamento de estatísticas, esta linguagem inclui modelagem linear, não linear, de cálculo, teste, visualização e análise. Por conta disso, é necessária uma boa compreensão da matemática para um bom trabalho em R, que é uma linguagem de código aberto.

  8. Swift: com apenas sete anos no mercado, esta nova linguagem já se colocou como uma skill importante para programadores. Swift é bastante reconhecida por sua velocidade de resposta, desempenho e segurança, além de ser fácil o suficiente para que iniciantes possam desenvolver um entendimento razoável da codificação.

  9. Kotlin: usada por gigantes como Netflix, Pinterest e Amazon Web Services (AWS), esta linguagem de código aberto é amplamente utilizada por desenvolvedores ao redor do mundo. Sua popularidade se dá por seus recursos, como suporte para funções lambda, conversões inteligentes, segurança nula e sobrecarga de operadores.

  10. Ruby: trata-se de outra linguagem que evoluiu para se tornar bastante popular entre desenvolvedores web. Conta com uma arquitetura orientada a objetos que suporta a notação de programação procedural e funcional. Além disso, por sua sintaxe fácil, tem um aprendizado relativamente simples.
Continua após a publicidade

Fonte: Analytics Insight