Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom anuncia pacotão de melhorias de segurança em versão 5.0

Por| 23 de Abril de 2020 às 15h20

Link copiado!

Zoom
Zoom

Ainda tentando se livrar da fama de serviço inseguro, o software de videoconferência Zoom não para de divulgar novos recursos de segurança para a plataforma. A empresa anunciou nesta quarta-feira (22) o lançamento da versão 5.0 do serviço, que traz como principal novidade o suporte a criptografia de 256-bit.

A atualização faz parte da iniciativa da empresa de concentrar esforços em correções de segurança, medida anunciada no começo do mês após uma avalanche de críticas com relação à confiabilidade do serviço, incluindo opções padrão vulneráveis que permitiam invasões por usuários sem conhecimento técnico.

Desde então, o Zoom não parou de receber correções de segurança, com melhoria das opções pré-definidas e mais controle para administradores de contas empresariais.

Para variar um pouco, a atualização 5.0 traz novos recursos, mas todos relacionados a aumentar a segurança do serviço, que viu sua popularidade explodir devido à pandemia da COVID-19.

Continua após a publicidade

Criptografia aprimorada

Novidade de maior impacto, o sistema de criptografia do Zoom receberá nos próximos dias um upgrade para o padrão AES GCM de 256-bit. A mudança deve ser transparente para o usuário, mas oferecerá maior proteção contra invasões e hackers. Em resumo, a criptografia “embaralha” os dados trafegados pela internet, dificultando a vida de quem tentar descobrir o conteúdo das chamadas e conversas.

Outra novidade do lado do tráfego de dados é a opção de selecionar por quais datacenters os dados passarão. O ajuste poderá ser feito pelo administrador da conta e definido para todos, grupo de usuários ou perfis individuais.

Continua após a publicidade

Ajustes de uso

O Zoom concentrará todas as opções de segurança em uma única seção, que poderá ser acessado pelo botão “Segurança”, disponível na barra de menu do organizador da videoconferência. Essa central terá um botão para denunciar usuários e impedir a troca de nomes na reunião.

O uso de senha foi tornado obrigatório para a maioria das reuniões. Os administradores de contas (empresariais, educacionais etc.) podem definir o grau de complexidade necessário para as senhas. Além disso, as gravações agora estão protegidas com senha por padrão, como a empresa anunciou na atualização da semana passada.

Para empresas maiores, a nova versão do Zoom libera a possibilidade de associar informações de contato aos usuários, permitindo buscar números de telefone e reuniões na plataforma.

Continua após a publicidade

Outras novidades do serviço já tinham sido divulgadas, caso do novo formato de identificação aleatório das salas com 11 dígitos (ao invés dos nove usados anteriormente), a opção de ocultar o conteúdo da mensagem nas notificações de chat e a reorganização da opção de convite para a tela de participantes.

O Zoom informou que a versão 5.0 deve estar disponível ainda nesta semana e poderá ser baixado no site do serviço.

Fonte: Zoom