Publicidade

Vulcão acorda na Islândia e faz lava brotar pelo chão em fenômeno incomum

Por  | 

Compartilhe:
Icelandic Meteorological Office
Icelandic Meteorological Office

Na manhã desta terça-feira (1), uma erupção vulcânica ocorreu na cratera de Sundhnúkur após diversos terremotos na Islândia, abrindo uma fissura próxima à cidade de Grindavík. Um aspecto incomum do evento foi o surgimento de lava para além da barreira defensiva instalada na cidade: o magma brotou do chão, se aproximando do município.

Os terremotos tiveram início às 06h30min do horário local islandês, 03h30min do horário de Brasília. A fissura vulcânica surgiu cerca de três horas depois, se estendendo por 1.200 metros e seguindo para o sul. Segundo a Agência Meteorológica da Islândia (IMO), a cidade de Grindavík, com 3000 habitantes, está no maior nível de risco possível no momento.

Perigos do vulcão de Grindavík

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além da lava, há gases vulcânicos sendo expelidos pela fissura, com expectativa da IMO de que ventos carreguem as substâncias para nordeste — caso isso ocorra, a capital do país, Reykjavík, a 40 km de distância, poderá ser atingida. Uma segunda fissura abriu-se além das barreiras de Grindavík às 11h00 da manhã na Islândia (8h00 BRT).

Antecipando a erupção, tanto a cidade de Grindavík quanto o spa de luxo Blue Lagoon, famosa atração turística local, foram evacuados. Estradas também foram fechadas nos trajetos que levam à cidade e para fora dela, embora alguns cidadãos tenham se recusado a sair. É a 11ª erupção na península de Reykjanes desde 2021 e a 8ª na fila de crateras Sundhnúkur desde 2023.

Leia também:

VÍDEO: Ideias mirabolantes para evitar o aquecimento global [CT Inovação]

Fonte: Icelandic Met Office