Publicidade

Vídeo mostra tribo isolada se aproximando de áreas de extrativismo na Amazônia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Julho de 2024 às 18h12

Link copiado!

Survival International
Survival International

A maior tribo de indígenas isolados da floresta Amazônica, e possivelmente do mundo, formada pelo povo Mashco Piro, está se aproximando de áreas de extrativismo de madeira e de desmatamento, o que pode implicar em inúmeros riscos à vida desses indivíduos. A situação potencialmente perigosa ocorre na Amazônia Peruana, segundo vídeo divulgado na terça-feira (16).

As imagens da tribo isolada foram captadas pela Survival International (veja vídeo completo abaixo). Esta é uma organização não-governamental que defende os povos indígenas ao redor do mundo, o que inclui a região da Amazônia

Composto por cerca de 750 membros, o povo Mashco Piro é conhecido por ser uma comunidade de caçadores-coletores nômades, sem hábito de criação de roças. Conforme os alimentos se esgotam, migram para outras áreas, dentro de um mesmo território. As interações com o "mundo exterior" se limitam apenas a outras tribos, o que envolve raras conversas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Riscos da tribo isolada na Amazônia

“Essas imagens incríveis mostram que um número muito grande de pessoas isoladas do [povo] Mashco Piro estão vivendo a apenas algumas milhas de onde as madeireiras estão prestes a começar suas operações”, afirma Caroline Pearce, diretora da Survival International, em nota. A seguir, confira o vídeo divulgado:

Segundo a organização, as madeireiras já ocupam partes do território deste povo na Amazônia Peruana. Inclusive, foram construídos mais de 200 km de estradas para viabilizar a extração de madeira na região.

“Este é um desastre humanitário em andamento – é absolutamente vital que os madeireiros sejam expulsos e que o território dos Mashco Piro seja finalmente protegido adequadamente”, defende Pearce.

A entidade também pede que essas empresas percam a certificação de manejo ético e responsável, concedido pelo Forest Stewardship Council (FSC).

Vale mencionar que, nos últimos dias, outros avistamentos desta tribo isolada foram relatados. Cerca de 50 indivíduos se aproximaram da aldeia dos Yine de Monte Salvado, no sudeste do Peru. Segundo os Yne, um dos únicos grupos com os quais os Mashco Piro mantêm algum diálogo, os membros da tribo expressaram raiva devido à presença dos madeireiros em suas terras.

Continua após a publicidade

Até o momento, não há evidências de um enfrentamento direto entre a maior tribo isolada da Amazônia e os madeireiros. No passado recente, durante o século XIX, a tribo resistiu aos conflitos com os borracheiros (outro tipo de extrativismo).

Para além dos atuais conflitos e disputas na floresta Amazônica, novas ideias são propostas para garantir a preservação deste importante patrimônio da América do Sul, o que inclui um robô que promete ajudar no reflorestamento de áreas desmatadas:

Continua após a publicidade

Fonte: Survival International