Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra mais de 100 baleias-piloto encalhadas em praia na Austrália

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Abril de 2024 às 09h17

Link copiado!

Bahnfrend/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0
Bahnfrend/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0

Na costa sudoeste da Austrália, uma equipe de resgate busca salvar um grupo com mais de 100 baleias-piloto encalhadas na praia, na manhã desta quinta-feira (25). O total de animais marinhos presos nas águas rasas do estuário pode chegar a 140, como indicam as imagens e os vídeos do local.

“Infelizmente, 26 baleias que encalharam na praia morreram”, afirma o Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações da Austrália Ocidental, em nota. No entanto, a equipe de resgate ainda espera salvar parte das baleias-pilotos nas próximas horas.

O incidente envolvendo o encalhe em massa de baleias ocorre em uma praia da cidade de Dunsborough. O local é bastante popular entre os turistas.

Continua após a publicidade

Resgate das baleias-piloto na Austrália

O atual episódio de baleias encalhadas na Austrália chama a atenção, mas não é inédito. Em julho do ano passado, quase 100 baleias-piloto morreram na praia após ficarem encalhados, de forma acidental. Isso ocorreu em uma cidade próxima.

Na cidade de Dunsborough, o maior encalhe simultâneo de baleias ocorreu em 1996. Naquele ano, relatos apontam que 320 animais marinhos encalharam de forma simultânea, segundo a agência de notícias Reuters.

Por que baleias encalham?

Continua após a publicidade

Com relativa frequência, as baleias e até mesmo os golfinhos podem encalhar, mas isso tende a ocorrer quase que exclusivamente com as espécies que vivem em oceano aberto, sem serem adaptadas aos desafios das regiões costeiras. 

"Os encalhes ocorrem normalmente após tempestades, enquanto os terramotos, os testes de sonar da marinha e as explosões subaquáticas também podem ser um fator de encalhe”, sugere Ralph James, pesquisador da Universidade da Austrália Ocidental, em artigo.

Independente do motivo, quase sempre são as baleias mais jovens do grupo que chegam à praia primeiro. "Quando os animais jovens ficam encalhados, os seus gritos de socorro atraem outras baleias para os apoiar e cuidar deles”, afirma o especialista James. 

Continua após a publicidade

O problema é que, na maioria das vezes, esses animais (que vieram para o resgate) também ficam presos e enviam mais pedidos de socorro. “Eventualmente, todo o grupo pode ficar preso”, comenta James.

Se as baleias acabam morrendo na praia, antes do resgate, é preciso tomar cuidado com o manuseio dos corpos, já que, em episódios históricos, baleias encalhadas explodiram por causa de uma combinação de fatores raros, algum tempo após a morte.

A seguir, veja o vídeo que mostra a situação dos animais que aguardam ajuda na costa da Austrália:

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters e Universidade da Austrália Ocidental