Publicidade

Vídeo incrível flagra papai dragão marinho carregando 250 ovinhos em sua cauda

Por  | 

Compartilhe:
Richard Ling/CC-BY-SA-3.0
Richard Ling/CC-BY-SA-3.0

Em um evento raro, um mergulhador conseguiu registrar um dragão-marinho-comum levando os ovos de filhotes consigo, chocando na cauda própria para seu desenvolvimento. A filmagem é de Jules Casey, que se aventura pela costa da Austrália, único lugar onde o animal vive.

O acontecimento foi no Píer de Flinders, a sul da cidade de Melbourne, na Austrália. Dois dragões-marinhos-comuns (Phyllopteryx taeniolatus) estavam no local — a espécie se alimenta de pequenos camarões chamados mysida e crustáceos e é parente dos cavalos-marinhos, com quem divide a família Syngnathidae, junto aos peixes-cachimbo

Dragões-marinhos-comuns e sua reprodução

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Chegando a 45 centímetros de comprimento, os dragões-marinhos-comuns se reproduzem como os cavalos-marinhos e peixes-cachimbo, ou seja, é o macho que carrega os ovos enquanto se desenvolvem. Eles conseguem carregar entre 250 e 300 deles de cada vez, mas, ao invés de uma bolsa, a espécie usa a cauda para isso. Confira:

As fêmeas da curiosa criatura depositam os ovos na pele do macho, que os fertiliza, e então sua pele forma um “copo” em torno de cada ovo, providenciando oxigênio. Os ovos recém-postos possuem uma coloração rosada brilhante, escurecendo à medida que chocam. Os machos carregam os ovos entre 6 a 8 semanas, quando eclodem. 

A cápsula do ovo continua sendo importante após o nascimento, já que os filhotes se alimentam dela por até dois dias. Acredita-se que a espécie viva entre cinco a sete anos, mas alguns espécimes atingiram 10 anos de vida em cativeiro.

Seu estado de conservação é considerado pouco preocupante, mas a degradação dos mares pela urbanização pode acabar afetando seu habitat, composto de áreas com muitas algas marinhas.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*