Publicidade

Tremores de terra são registrados em São Paulo e na Bahia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Imagem: Weston Observatory/Wikimedia Commons
Imagem: Weston Observatory/Wikimedia Commons

Moradores de diversos pontos do estado de São Paulo relatam ter sentido um tremor de terra na manhã desta sexta-feira (16) — o abalo sísmico foi confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) com uma magnitude de 4,0 graus e epicentro no município de Iguape, no litoral sul. Nesta mesma semana, um tremor menor, de magnitude 2,0, foi registrado na cidade de Maracás, no centro-sul da Bahia.

O terremoto no litoral paulista ocorreu às 8h22, de acordo com o registro do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). Com um epicentro a aproximadamente 150 quilômetros, em linha reta, da cidade de São Paulo, o evento foi sentido principalmente no Vale do Ribeira e na Baixada Santista. Ainda assim, há relatos de moradores da região metropolitana da capital e do interior do estado que notaram a terra tremendo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mas tem terremoto em São Paulo?

Apesar de não sofrer com grandes terremotos, o Brasil apresenta tremores de terra pontuais. Isso se deve ao fato de que o país não está próximo a nenhum encontro de placas tectônicas — mas isso não significa que não haja falhas geológicas em seu território. Ao longo da história do planeta, o tectonismo gerou diversas destas rupturas em blocos rochosos. Quando a tensão que se acumula nesses locais é liberada, um tremor pode ocorrer.

De acordo com um mapeamento de falhas geológicas no país, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o Brasil possui 48 principais falhas geológicas ativas. Entre elas, está a BR-44, chamada de Zona de Cisalhamento de Cubatão — que se inicia neste município e se estende até a capital paranaense de Curitiba.

De acordo com o IAG-USP, o tremor ocorrido nesta manhã teve uma profundidade rasa, de até 10 quilômetros. Por se originarem relativamente próximas à superfície neste caso, as ondas sísmicas são menos atenuadas e pessoas mais distantes do epicentro são capazes de senti-las.

Semana de tremores

Um outro evento sísmico foi reportado em território brasileira ainda esta semana. Na quarta-feira (14), a terra tremeu em Maracás, a cinco horas de Salvador, Bahia. Nesta ocasião, o tremor foi mais leve, registrando 2,0 graus de magnitude — não foram encontrados relatos da população ter sentido o abalo, mas ele foi registrado pelo sistema de detecção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A região nordeste é a que mais concentra falhas geológicas no Brasil, incluindo a Falha de Samambaia, a maior e mais ativa no território nacional.

Continua após a publicidade

Fonte: IAG-USP