Tremor de terra de 2,7 graus na escala Richter foi sentido em Jacobina, na Bahia
Por Augusto Dala Costa • Editado por Luciana Zaramela |
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um terremoto na região do município de Jacobina, no estado da Bahia, no último domingo (5). Segundo relatos de moradores, foi possível sentir o momento exato em que o evento se deu, com um deles tendo a sensação de que sua casa iria cair.
- Tremores são sentidos em SP e MG após terremoto na Argentina
- Terremotos em Minas Gerais assustam moradores de Sete Lagoas
O tremor em si ocorreu às 17h45 do horário de Brasília, de magnitude preliminarmente calculada em 2,7 mR (gradação conhecida como Escala Richter). O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis) já havia calculado um evento semelhante no mesmo município em janeiro deste ano, quando, no dia 22, às 6h31 do horário de Brasília, um tremor de magnitude calculada em 1,7 mR sacudiu a cidade.
Monitoramento sismológico da região nordeste
As estações sismográficas da Bahia foram instaladas em 2020, monitorando, desde então, todas as atividades sismológicas da região. Em conjunto com o Departamento de Geofísica (DGEF) e o Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), o LabSis/UFRN mantém o blog Sismos do Nordeste para divulgar notícias acerca dos tremores de terra ocorridos na região homônima do Brasil, além de informes relacionados.
Segundo seu próprio site, o Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e na região nordeste do País. O LabSis/UFRN também participa na formação de alunos de graduação em Geofísica e de pós-graduação (PPGG/UFRN) e recebe financiamento da Petrobras, CNPq, CPRM, USGS, Marinha, DNOCS, entre outras entidades brasileiras.
Fonte: LabSis/UFRN