Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tremor de terra de 2,7 graus na escala Richter foi sentido em Jacobina, na Bahia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Fevereiro de 2023 às 14h32

Link copiado!

Eduardoferreira/CC-BY-2.0
Eduardoferreira/CC-BY-2.0

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um terremoto na região do município de Jacobina, no estado da Bahia, no último domingo (5). Segundo relatos de moradores, foi possível sentir o momento exato em que o evento se deu, com um deles tendo a sensação de que sua casa iria cair.

O tremor em si ocorreu às 17h45 do horário de Brasília, de magnitude preliminarmente calculada em 2,7 mR (gradação conhecida como Escala Richter). O Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis) já havia calculado um evento semelhante no mesmo município em janeiro deste ano, quando, no dia 22, às 6h31 do horário de Brasília, um tremor de magnitude calculada em 1,7 mR sacudiu a cidade.

Continua após a publicidade

Monitoramento sismológico da região nordeste

As estações sismográficas da Bahia foram instaladas em 2020, monitorando, desde então, todas as atividades sismológicas da região. Em conjunto com o Departamento de Geofísica (DGEF) e o Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), o LabSis/UFRN mantém o blog Sismos do Nordeste para divulgar notícias acerca dos tremores de terra ocorridos na região homônima do Brasil, além de informes relacionados.

Segundo seu próprio site, o Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e na região nordeste do País. O LabSis/UFRN também participa na formação de alunos de graduação em Geofísica e de pós-graduação (PPGG/UFRN) e recebe financiamento da Petrobras, CNPq, CPRM, USGS, Marinha, DNOCS, entre outras entidades brasileiras.

Fonte: LabSis/UFRN