Publicidade

Tremor de magnitude 2,4 é registrado em Barueri (SP)

Por  |  • 

Compartilhe:
Lucas Garcia/Flickr/CC BY 2.0
Lucas Garcia/Flickr/CC BY 2.0

Na tarde de segunda-feira (29), às 13h41, a cidade de Barueri, localizada na Grande São Paulo, registrou um tremor de terra, de baixa intensidade. A magnitude do abalo sísmico foi de 2,4 na escala Richter.  

O abalo sísmico de baixa intensidade de Barueri foi captado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e, posteriormente, analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). 

De forma preliminar, o Centro de Sismologia da USP explica que se trata de "um sismo raso". Com os dados disponíveis, não é possível estimar a profundidade precisa, mas deve ter ocorrido possivelmente entre 0 e 10 km.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Defesa Civil de Barueri não registrou ligações ou solicitações, através do canais oficiais, reportando a ocorrência de tremores. Também não há registros de vítimas e nem de danos estruturais.

Tremor de terra em Barueri

Segundo o Centro de Sismologia da USP, o tremor de terra de Barueri teve, muito possivelmente, uma origem natural. Isso pode ocorrer devido às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.

Entretanto, ainda não está descartada a possibilidade do tremor ter sido causado pela atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na Grande São Paulo.

Terremoto de baixa magnitude

Vale lembrar que, segundo o Centro de Sismologia, ocorrem tremores de terra de baixa magnitude toda a semana no país, sendo que os abalos dificilmente são sentidos ou relatados pelos moradores de uma região. O impacto depende de inúmeros fatores, como profundidade do sismo, densidade populacional e magnitude.

Por outro lado, neste mês, moradores de São Paulo relataram sentir o tremor gerado por um terremoto de grande magnitude (7,3) que surgiu no Chile, perto do deserto do Atacama.

Continua após a publicidade

Fonte: Centro de Sismologia da USP, Agência Brasil

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*