Tornado nos EUA causa estragos; veja vídeo
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Nos últimos dias, aproximadamente 100 tornados foram registrados nos EUA, causando pelo menos quatro mortes e deixando um rastro de destruição. Uma das áreas mais atingidas é o estado de Oklahoma, além de Nebraska e Texas.
- Qual a diferença entre ciclone, tornado e furacão?
- Vídeo mostra "tornado" 14 vezes maior que a Terra se formando no Sol
Em relação ao estado de Oklahoma, ainda há risco de tempestades e possíveis tornados nesta segunda-feira, como aponta o Serviço Meteorológico Nacional (NWS).
Por causa dos tornados, cerca de 7 milhões de norte-americanos estiveram em áreas de risco nos últimos dias. Em relação às chuvas e tempestades, a área de risco era maior, cobrindo uma região habitada por 47 milhões de pessoas.
Tornado nos EUA
Entre os pontos mais afetados pelo tornado nos EUA, está o estado de Oklahoma. Para auxiliar as operações de resgate e liberar recursos para as ações, o governador chegou a declarar “estado de emergência”.
Até o momento, quatro mortes foram confirmadas por causa dos tornados. Na cidade de Holdenville, foram registrados dois óbitos, incluindo o de um bebê de quatro meses.
Além disso, dezenas de casas foram destruídas ou ficaram severamente danificadas. A seguir, veja como a região foi afetada, em imagens do jornal The Guardian:
Como informou o NWS, nas redes sociais, a situação ainda é crítica em alguns pontos de Oklahoma nesta segunda. No entanto, as tempestades estão “enfraquecendo gradualmente” o que indica o fim do período de maior emergência.
Tornado em ação
Com tantos tornados registrados nos últimos dias, Nick Gorman, cinegrafista especializado em tempestades e fenômenos meteorológicos extremos, conseguiu registrar um tornado nos EUA em ação, no estado de Nebraska:
Fonte: NWS (X)