Terremoto de magnitude 7,4 atinge Taiwan; vídeos registram momento
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •

Nesta quarta-feira (3), um forte terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter atingiu Taiwan, provocando a queda de prédios e desmoronamentos. Há centenas de feridos e de desaparecidos, segundo as autoridades locais. Alguns moradores conseguiram registrar, em vídeo, o poder de destruição do tremor de terra mais intenso dos últimos 25 anos.
- Dá para prever um terremoto com antecedência?
- Terremoto no Brasil | Veja áreas com maior risco de tremores
O terremoto ocorreu a cerca 35 km de profundidade e teve seu epicentro a aproximadamente 18 km do condado de Hualien, na parte leste de Taiwan. Outros tremores secundários, com magnitude igual ou superior a 4, foram registrados em seguida.
Até o momento, foram confirmadas 9 mortes e quase mil feridos, segundo a agência de notícias Reuters. Um ônibus com 50 pessoas segue desaparecido. As equipes de resgate ainda trabalham em Taiwan, nos escombros do terremoto.
Moradores de algumas cidades da costa da China, como Xangai, também sentiram o impacto do abalo sísmico. No entanto, não há registros de danos estruturais por lá.
Além disso, alertas de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e as Filipinas, mas o risco foi descartado algumas horas depois. No entanto, o mar chegou a recuar na província japonesa de Okinawa.
Desmoronamento de prédios com terremoto
Com o impacto direto do tremor de terra, 26 construções desabaram, sendo que quase todas estão concentradas em Hualien. No entanto, o rastro de destruição é maior, considerando os prédios condenados, como um edifício com menos de 10 andares que acabou inclinado, em um ângulo de aproximadamente 45 graus.
A seguir, assista ao vídeo que mostra como o prédio ficou torto em Taiwan:
Pior terremoto em 25 anos
O atual abalo sísmico é classificado como o maior terremoto nos últimos 25 anos em Taiwan. Ainda mais grave, foi o tremor registrado em 1999, causando a morte de 2,4 mil pessoas, além de ter danificado 50 mil imóveis. Em 2018, outro intenso terremoto foi registrado, mas a magnitude foi inferior ao mais recente.
Vídeos do terremoto de Taiwan
Em outro vídeo sobre o terremoto que atingiu Taiwan, é possível observar a água de uma piscina, localizada na cobertura de um edifício, jorrando pelas paredes e caindo na rua:
Alguns pontos mais atingidos chegaram a ficar sem energia elétrica por causa do terremoto. Em outros locais, foram registrados desmoronamentos de terra, especialmente em áreas mais rurais e próximas às encostas.
Nas cidades, as pessoas que usavam o transporte público, como o metrô, também sentiram o impacto do tremor de terra como é possível observar: