Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terremoto de magnitude 7,4 atinge Taiwan; vídeos registram momento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Abril de 2024 às 12h18

Link copiado!

moein rezaalizade/unsplash
moein rezaalizade/unsplash

Nesta quarta-feira (3), um forte terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter atingiu Taiwan, provocando a queda de prédios e desmoronamentos. Há centenas de feridos e de desaparecidos, segundo as autoridades locais. Alguns moradores conseguiram registrar, em vídeo, o poder de destruição do tremor de terra mais intenso dos últimos 25 anos.

O terremoto ocorreu a cerca 35 km de profundidade e teve seu epicentro a aproximadamente 18 km do condado de Hualien, na parte leste de Taiwan. Outros tremores secundários, com magnitude igual ou superior a 4, foram registrados em seguida.

Até o momento, foram confirmadas 9 mortes e quase mil feridos, segundo a agência de notícias Reuters. Um ônibus com 50 pessoas segue desaparecido. As equipes de resgate ainda trabalham em Taiwan, nos escombros do terremoto.

Continua após a publicidade

Moradores de algumas cidades da costa da China, como Xangai, também sentiram o impacto do abalo sísmico. No entanto, não há registros de danos estruturais por lá. 

Além disso, alertas de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e as Filipinas, mas o risco foi descartado algumas horas depois. No entanto, o mar chegou a recuar na província japonesa de Okinawa.

Desmoronamento de prédios com terremoto

Com o impacto direto do tremor de terra, 26 construções desabaram, sendo que quase todas estão concentradas em Hualien. No entanto, o rastro de destruição é maior, considerando os prédios condenados, como um edifício com menos de 10 andares que acabou inclinado, em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

A seguir, assista ao vídeo que mostra como o prédio ficou torto em Taiwan:

Pior terremoto em 25 anos

O atual abalo sísmico é classificado como o maior terremoto nos últimos 25 anos em Taiwan. Ainda mais grave, foi o tremor registrado em 1999, causando a morte de 2,4 mil pessoas, além de ter danificado 50 mil imóveis. Em 2018, outro intenso terremoto foi registrado, mas a magnitude foi inferior ao mais recente.

Continua após a publicidade

Vídeos do terremoto de Taiwan

Em outro vídeo sobre o terremoto que atingiu Taiwan, é possível observar a água de uma piscina, localizada na cobertura de um edifício, jorrando pelas paredes e caindo na rua:

Alguns pontos mais atingidos chegaram a ficar sem energia elétrica por causa do terremoto. Em outros locais, foram registrados desmoronamentos de terra, especialmente em áreas mais rurais e próximas às encostas.

Continua após a publicidade

Nas cidades, as pessoas que usavam o transporte público, como o metrô, também sentiram o impacto do tremor de terra como é possível observar:

Fonte: Reuters e BBC