Publicidade

SP, MG e RJ podem sofrer com geada nos próximos dias

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Peter Frese/Pexels
Peter Frese/Pexels

Agências meteorológicas alertam para a chance de geadas e baixas temperaturas entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (19). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por exemplo, emitiu um aviso de “Perigo Potencial” para Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo — em regiões desses estados, a temperatura pode atingir até 3 °C.

Todo o Sudeste, o Distrito Federal e outros dez estados também receberam alerta de baixa umidade. As geadas foram previstas para sudoeste e sul de Minas Gerais, para o sul do Rio de Janeiro e na região macro-metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba. Em geral, o perigo é previsto para a parte da manhã. Na região Centro-Oeste, o alerta é de "Perigo" acerca da baixa umidade, valendo até as 17h.

Alertas meteorológicos 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Foram dois alertas emitidos pelo Inmet no final desta semana. No caso do aviso sobre baixa umidade, os estados afetados são Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Roraima, São Paulo e Tocantins. Nesse caso, a previsão é de que a umidade relativa do ar varie entre 30% e 20%, com algum risco de incêndios florestais, embora baixo. 

Na capital do Rio de Janeiro, é prevista uma baixa quantidade de nuvens pela manhã, com a tarde e a noite mais nebulosas, mas sem chuva. O clima deve variar entre 15 °C e 24 °C. Em São Paulo, a previsão repete a condição nebulosa à tarde, com temperatura ficando entre 12 °C e 25 °C, o mesmo para Belo Horizonte, que fica entre 12 °C e 26 °C.

Já em Porto Alegre, pode haver muitas nuvens na parte da tarde e da noite, variando entre 12 °C e 22 °C. Na capital catarinense, Florianópolis, pode haver nevoeiro, mas o restante do dia deve ficar livre de nuvens e sem sinal de chuva.

Fonte: Inmet