Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Geada no verão: Sul do Brasil tem temperaturas dignas de inverno

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Fevereiro de 2022 às 18h30

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Diversas cidades do Sul do Brasil amanheceram com geadas isoladas e baixas temperaturas nesta terça-feria (8), apesar do calor de verão previsto para o longo deste dia na região. Locais de maior altitude no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tiveram mínimas abaixo de 10 °C.

Mas, embora as frentes frias sejam predominantes durante o inverno, elas são comuns ao longo de todas as estações do ano. Devido à complexidade da atmosfera, às vezes essa massa pode avançar sobre o continente em pleno verão, oferecendo as condições favoráveis para a formação da geada. E foi exatamente isso o que aconteceu, trazendo as geadas típicas de inverno em pleno verão.

Continua após a publicidade

De acordo com a rede de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), cidade catarinense de Urupema atingiu a mínima de 3,2 °C. Enquanto isso, estações privadas registraram 1,2 °C em Vargem Bonita, município localizado a 880 metros de altitude na Serra Catarinense. No Paraná, a cidade de General Carneiro, que fica a 983 metros, marcou 5,7 °C.

Vale destacar que, apesar das mínimas, a Defesa Civil emitiu um alerta para altas temperaturas ao longo do dia, superando os 30 °C na região.

Em entrevista ao Canaltech, Willians Bini, Head do Agronegócio da Climatempo, ressaltou que, para ocorrer a geada, é importante que a chuva já tenha passado, de modo que o céu esteja limpo e estável (sem ventos). Assim, a superfície perde o calor durante a madrugada.

Continua após a publicidade

Todos estes fatores contribuem para a formação da camada fina de gelo. “Geralmente, nos pontos mais altos, pode haver a ocorrência de geada durante o verão”, acrescentou Bini. Basta que a temperatura fique em torno de 4 °C e 3,5 °C para que o vapor de água congele e forme a geada.

Bini destacou também que os locais do Sul brasileiro que experimentaram a geada nesta terça já são conhecidos pela formação do fenômeno, pois concentram essas condições favoráveis. Contudo, “não é aquela geada que causa prejuízos na agricultura, como é muito comum durante o inverno”, acrescentou.

Fonte: com informações de MetSul