Publicidade

Shell e Gerdau vão lançar parque de energia solar em Minas Gerais

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Julho de 2021 às 12h05

Link copiado!

Reprodução/elxeneize/Envato
Reprodução/elxeneize/Envato

A petroleira Shell e a siderúrgica Gerdau assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de um parque de captação de energia solar no município de Brasilândia de Minas, em Minas Gerais. Com capacidade de 190MWdc, o parque Aquarii fornecerá parte da energia limpa para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser vendida no mercado a partir de 2024.

O acordo terá como base mercadológica uma joint-venture com participação igualitária entre as duas empresas, que se uniram para atingirem suas respectivas metas de transição energética e redução da emissão de gases. No caso da Shell, em específico, sua participação será mais próxima do consumidor final, já que é ela quem irá comercializar a energia gerada pelo parque de Aquarii para outras cidades de Minas Gerais.

Esse projeto, aliás, não é o único — apesar de ser o primeiro — da Shell com energia solar. Há cerca de três anos, a petroleira iniciou sua estratégia de desenvolver organicamente seu portfólio em geração de energia solar e planeja criar um parque de captação na Paraíba, em cidade a ser revelada. A termelétrica Marlim Azul, em Macaé/RJ, também conta com investimentos da empresa.

Continua após a publicidade
“Este é o primeiro projeto da Shell em energia solar no Brasil, um marco que diversifica ainda mais a atuação da companhia no país e de maneira completamente alinhada ao nosso propósito de oferecer mais energia e de maneira mais limpa. A presença de um parceiro como a Gerdau nesta jornada nos enche de orgulho e é um sinal de confiança neste propósito na Shell e em sua capacidade como desenvolvedora de soluções de energia para seus clientes. Caminharemos juntos rumo à transição energética e numa região estratégica para ambas as companhias,” afirmou o Diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, Guilherme Perdigão, em comunicaco oficial. 

A energia solar é a fonte energética que mais cresce no Brasil, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com um salto de 70% no último ano, o equivalente a 7,5 GW ou metade da capacidade da hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, representa 1,8% da matriz nacional, porcentagem que deve aumentar nos próximos anos. O Brasil tem um dos maiores níveis de irradiação solar do mundo, com mais de 2.200 horas anuais de insolação, o equivalente a 15 trilhões de MW.

Fonte: Shell Brasil, Inside EVs