Dubai usa drones para criar chuva artificial e aliviar o forte calor na região

Dubai usa drones para criar chuva artificial e aliviar o forte calor na região

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 26 de Julho de 2021 às 12h25
Envato/kijevskymarek

Um São Pedro para chamar de seu. É assim que a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pode chamar seu sistema de geração de nuvens e chuvas artificiais na região, que sofre com o calor nessa época do ano, com termômetros que chegam aos 50ºC com alguma facilidade. Em parceria com a Universidade de Reading, a administração local está utilizando drones para estimular a queda d'água de forma natural.

Na prática, as aeronaves voam até a altura das nuvens e, por meio de estímulos elétricos, fazem com que elas desenvolvam a água a ponto de gerar uma chuva natural e consistente — e até com alguma força. Em alguns vídeos divulgados pelo governo dos Emirados, é possível ver a queda da chuva com volume interessante, forçando os motoristas a dirigem com cuidado redobrado, inclusive. 

Além dos alertas aos motoristas, outros efeitos colaterais dessas chuvas fortes fora de hora apareceram. O mais curioso deles foi de enchentes em algumas regiões próximas à Dubai. A eficiência dos drones é tamanha que até mesmo os serviços de meteorologia conseguem captar as mudanças climáticas causadas por essa técnica que, vale lembrar, não usa qualquer tipo de aditivo químico. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ao todo, o governo dos Emirados Árabes investiu mais de US$ 15 milhões em diversos projetos de criação de chuvas artificiais, e o liderado por Reading foi um dos escolhidos para ser colocado em prática.

Fonte: Unilad, The Independent

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.