Dubai usa drones para criar chuva artificial e aliviar o forte calor na região

Dubai usa drones para criar chuva artificial e aliviar o forte calor na região

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 26 de Julho de 2021 às 12h25
Envato/kijevskymarek

Um São Pedro para chamar de seu. É assim que a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pode chamar seu sistema de geração de nuvens e chuvas artificiais na região, que sofre com o calor nessa época do ano, com termômetros que chegam aos 50ºC com alguma facilidade. Em parceria com a Universidade de Reading, a administração local está utilizando drones para estimular a queda d'água de forma natural.

Na prática, as aeronaves voam até a altura das nuvens e, por meio de estímulos elétricos, fazem com que elas desenvolvam a água a ponto de gerar uma chuva natural e consistente — e até com alguma força. Em alguns vídeos divulgados pelo governo dos Emirados, é possível ver a queda da chuva com volume interessante, forçando os motoristas a dirigem com cuidado redobrado, inclusive. 

Além dos alertas aos motoristas, outros efeitos colaterais dessas chuvas fortes fora de hora apareceram. O mais curioso deles foi de enchentes em algumas regiões próximas à Dubai. A eficiência dos drones é tamanha que até mesmo os serviços de meteorologia conseguem captar as mudanças climáticas causadas por essa técnica que, vale lembrar, não usa qualquer tipo de aditivo químico. 

Ao todo, o governo dos Emirados Árabes investiu mais de US$ 15 milhões em diversos projetos de criação de chuvas artificiais, e o liderado por Reading foi um dos escolhidos para ser colocado em prática.

Fonte: Unilad, The Independent

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.