/i478636.jpeg)
Dubai usa drones para criar chuva artificial e aliviar o forte calor na região
Um São Pedro para chamar de seu. É assim que a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pode chamar seu sistema de geração de nuvens e chuvas artificiais na região, que sofre com o calor nessa época do ano, com termômetros que chegam aos 50ºC com alguma facilidade. Em parceria com a Universidade de Reading, a administração local está utilizando drones para estimular a queda d'água de forma natural.
- Qual a diferença entre quadricóptero, drone e carro voador?
- DJI Mini SE chega ao Brasil com lançamento exclusivo no Magalu
- Cientistas criam sistema de tráfego aéreo para evitar desastres com drones
Na prática, as aeronaves voam até a altura das nuvens e, por meio de estímulos elétricos, fazem com que elas desenvolvam a água a ponto de gerar uma chuva natural e consistente — e até com alguma força. Em alguns vídeos divulgados pelo governo dos Emirados, é possível ver a queda da chuva com volume interessante, forçando os motoristas a dirigem com cuidado redobrado, inclusive.
Além dos alertas aos motoristas, outros efeitos colaterais dessas chuvas fortes fora de hora apareceram. O mais curioso deles foi de enchentes em algumas regiões próximas à Dubai. A eficiência dos drones é tamanha que até mesmo os serviços de meteorologia conseguem captar as mudanças climáticas causadas por essa técnica que, vale lembrar, não usa qualquer tipo de aditivo químico.
Ver esta publicação no Instagram
Ao todo, o governo dos Emirados Árabes investiu mais de US$ 15 milhões em diversos projetos de criação de chuvas artificiais, e o liderado por Reading foi um dos escolhidos para ser colocado em prática.
Fonte: Unilad, The Independent
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.