Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carros eletrificados já são mais de 35% das vendas no mercado europeu

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Julho de 2021 às 11h11

Link copiado!

Matheus Argentoni/Canaltech
Matheus Argentoni/Canaltech

O mercado automotivo europeu caminha a passos largos rumo à completa eletrificação. Segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), as vendas de carros elétricos e híbridos já somam 35,2% do total de veículos vendidos no continente, ou seja: mais de um terço dos carros comercializados por lá, possuem algum tipo de eletrificação.

A divisão ficou da seguinte maneira:

  • Elétricos à bateria: 7,5%
  • Híbridos Plug-In: 8,4%
  • Híbridos leves: 19,3%
Continua após a publicidade

Pelos números, fica muito claro que o investimento das montadoras e as direções tomadas pelas legislações locais têm surtido efeito positivo no mercado, com cada vez mais opções aos consumidores. Entretanto, a maioria dos carros eletrificados segue sendo de modelos híbridos, sejam eles plug-in ou leves, já que ainda é mais fácil garantir a autonomia de um modelo deste tipo do que um 100% elétrico.

De todo modo, os números absolutos das vendas de carros elétricos são ótimos. Ainda segundo a ACEA, foram vendidos 210.298 unidades de veículos 100% elétricos no segundo trimestre de 2021, um aumento de 231,6% com relação ao mesmo período no ano passado. Já entre os híbridos plug-in, as vendas somaram 235.730 e os híbridos leves espantosos 541.162.

Vale lembrar que a Europa determinou o calendário para a abolição dos carros a combustão em seu território. Segundo o parlamento europeu, os países têm até 2035 para interromperem a produção e venda desses automóveis por completo. As leis, claro, estão sob aprovação dos países do bloco.

Continua após a publicidade

E no Brasil?

A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) estima que até o final de 2021 o Brasil terá vendido 28 mil veículos eletrificados. Caso essa previsão se confirme, o crescimento será de cerca de 42% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 — que já tinha sido o melhor ano do segmento no país, com aumento de 66% sobre as vendas de 2019.

Fonte: Inside EVs, ABVE