Publicidade

Rio atmosférico leva chuva intensa à Califórnia; veja imagens de satélite

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Janeiro de 2023 às 11h01

Link copiado!

Imagem: NOAA
Imagem: NOAA

Um rio atmosférico, fenômeno que transporta umidade por milhares de quilômetros, chegou ao estado da Califórnia, nos Estados Unidos, causando chuvas recordes. Um satélite da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) mostra o fenômeno chegando ao país.

Pouco tempo depois de uma nevasca recorde cair sobre os Estados Unidos, outro evento climático extremo atinge o país, desta vez na costa oeste. O rio atmosférico – também chamado por aqui de rio voador – originado no Havaí, é um fenômeno comum, mas sua intensidade foi aumentada graças a uma zona de baixa pressão com que ele cruzou no Oceano Pacífico.

Continua após a publicidade

Como resultado, fortes chuvas ameaçam o estado ensolarado nesta quarta e quinta-feira (4 e 5) e o Centro de Previsão Climática da NOAA emitiu um alerta de risco moderado. De acordo com a declaração, a chuva deve causar alagamentos repentinos, além de fazer rios transbordarem.

A agência federal está monitorando o evento, acompanhando a velocidade dos ventos e os níveis de precipitação. No último dia de 2022, um evento similar foi responsável pela chuva de 140mm no centro de São Francisco. Durante os outros 30 dias de dezembro, a chuva acumulada foi de 150mm.

Continua após a publicidade

A média histórica de chuva para todo o mês de dezembro na cidade é de 120mm, a quantidade é próxima à que chove em São Paulo, capital, durante novembro.

Fonte: Space.com