Relógio do Juízo Final marca 89 segundos para o "fim do mundo"; entenda
Por Nathan Vieira | •

Nesta terça-feira (28), o Relógio do Juízo Final de 2025 foi anunciado: 89 segundos para o "fim do mundo". No ano passado, tal como em 2023, o relógio marcava 90 segundos, então isso revela um retrocesso da humanidade.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Mudanças climáticas são causadas por humanos — e 99% dos estudos afirmam isso
- Mudanças climáticas podem causar 30 milhões de mortes por ano até 2100
A marca representa o mais próximo que o Relógio já esteve da "meia-noite", refletindo o estado contínuo de perigo sem precedentes que o mundo enfrenta.
A iniciativa está na mão dos especialistas do Bulletin of the Atomic Scientists. Assista ao anúncio do relógio do Juízo Final de 2025 abaixo:
O anúncio foi feito em uma conferência com jornalistas de vários lugares do mundo. Os cientistas foram categóricos em seus conselhos para a humanidade: "Cada segundo conta".
O Relógio do Juízo Final move os ponteiros para frente e para trás, de acordo com o que acontece no mundo. Guerras, mudanças climáticas, pandemias, avanços da inteligência artificial, níveis de poluição e outros fatores influenciam diretamente na decisão de adiantá-lo ou atrasá-lo.
O que é o Relógio do Juízo Final
Entenda o que é o Relógio do Juízo Final: a finalidade é alertar o público sobre o quão perto estamos de destruir nosso mundo com tecnologias perigosas de nossa própria criação. "É uma metáfora, um lembrete dos perigos que devemos enfrentar se quisermos sobreviver no planeta", segundo a definição do próprio site.
O relógio foi criado em 1947, quando o maior perigo para a humanidade veio das armas nucleares. "O Bulletin of the Atomic Scientists considerou possíveis interrupções catastróficas da mudança climática em suas deliberações de definição de mãos pela primeira vez em 2007", diz a equipe.
Mudanças no Relógio do Juízo Final
O relógio original apontava sete minutos para a meia-noite. Depois que a União Soviética testou com sucesso sua primeira bomba atômica em 1949, o relógio foi ajustado para três minutos para meia-noite.
Em 2023, o Science and Security Board definiu o tempo para 90 segundos para a meia-noite, em grande parte (mas não exclusivamente) por causa dos perigos da guerra na Ucrânia.
Antes de 2023, o mais próximo que o ponteiro estava definido para a meia-noite era 100 segundos para a meia-noite, em 2020.
Em 2024, a decisão foi manter o relógio nos 90 segundos, então agora é a primeira vez, em dois anos, que o Relógio do Juízo Final muda o ponteiro (e para pior, o que ressalta a preocupação dos cientistas acerca da humanidade e do nosso planeta).
Leia também:
- Geleira do Juízo Final está derretendo mais rápido do que o esperado; e agora?
- Geleira na Antártida está derretendo e pode causar o "Juízo Final"
VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?