Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Recém-descoberta ilha mais distante ao norte da Terra pode desaparecer em breve

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Agosto de 2021 às 13h20

Link copiado!

Morten Rasch/University of Copenhagen
Morten Rasch/University of Copenhagen

Cientistas liderados pela University of Copenhagen descobriram uma pequena ilha ao norte da Groenlândia, que pode ser o pedaço de terra mais ao norte do planeta. A ilha, que ainda não tem um nome, estende ligeiramente o território dinamarquês; no entanto, os pesquisadores creem que, muito em breve, ela será engolida pelas águas do mar local.

Durante uma expedição ao norte da Groenlândia em julho deste ano, o grupo de pesquisadores se deparou com um pedaço de terra que eles acreditavam ser a Ilha de Oodaaq — até então, a ilha mais ao norte da Terra —, mas logo perceberam que se tratava de uma nova formação.

Continua após a publicidade

A nova ilha está localizada a cerca de 780 metros ao norte de Oodaaq — esta situada a 700 km ao sul do Polo Norte —, com tamanho estimado em 30 metros por 60 metros, elevando-se de 3 a 4 metros acima do nível do mar. O líder da expedição, Morten Rasch, explicou que a ilha é formada principalmente por pequenos montes de lama do fundo do mar e rochas, deixadaos pelo derretimento das geleiras.

Rasch e seus colegas acreditam que a ilha tenha se formado a partir de uma grande tempestade, que, somada à ação do mar, gradualmente reuniu esses materiais até surgir a pequena ilha. O pequeno pedaço de terra se enquadra em uma categoria chamada “ilhotas de vida curta”. "Ninguém sabe quanto tempo ela vai durar. Em princípio, pode desaparecer assim que uma nova e poderosa tempestade chegar", acrescentou o pesquisador.

Fonte: ScienceAlert, University of Copenhagen